Geral Lavagem do Bomfim
“Dia de agradecer e pedir pela paz no mundo, e que o Senhor do Bonfim nos acompanhe ao longo do ano”, declara Jerônimo no início do cortejo da Lavagem.
“Nós, baianos, temos a característica de pedir e agradecer”.
16/01/2025 11h18
Por: Fábio Costa Pinto Fonte: Governo da Bahia
Fotos: Divulgação / Matheus Landim - GOVBA

Acompanhado de secretários de Estado e outras autoridades, o governador Jerônimo Rodrigues chegou, logo cedo, na manhã desta quinta-feira (16), para participar da tradicional Lavagem do Bonfim, que começa com celebração de missa na Igreja da Conceição da Praia, em Salvador. Jerônimo fará o trajeto completo da caminhada, uma das maiores expressões de fé e cultura da Bahia, em cortejo que segue até a Basílica do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada.  

“Nós, baianos, temos a característica de pedir e agradecer. Hoje é um dia de agradecimento ao Senhor do Bonfim, a Nossa Senhora da Conceição, pela saúde, pela paz no Brasil, pela paz no mundo, mas é também a oportunidade de pedir, pedir a Deus que a gente possa continuar governando e trabalhando com a força que a gente tem que ter, pedindo que o Senhor do Bonfim acompanhe a gente ao longo do ano”

A celebração, repleta de significados, atrai uma multidão de fiéis de todas as idades, que realizam a caminhada de oito quilômetros em um gesto de renovação de preces e promessas. No apoio a toda essa manifestação, e com gestores presentes no evento, diversos órgãos e secretarias estaduais estão promovendo ações integradas que vão desde a valorização cultural da Bahia até a garantia de direitos da população que participa da Lavagem do Bonfim.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Esse ano, além da distribuição de mais de 43 mil copos de água aos fiéis, feita pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a Embasa, haverá a promoção de ações de reciclagem ao longo do trajeto. Também entre as ações do Estado está o apoio, por meio da Secretaria de Cultura, à apresentação de blocos de matriz africana durante o percurso da Lavagem, como o Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e outros; receptivo para trade turístico, com a Setur-BA; atendimento às mulheres, em casos de violências de gênero e outra iniciativas desenvolvidas pela Secretaria de Políticas para as Mulheres; além de divulgação da campanha 'Respeito é Nosso Direito', realizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH).  

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Segurança

Pela primeira vez, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) implementou uma Central de Monitoramento na Colina Sagrada durante os festejos do Senhor do Bonfim. O Governo do Estado executa uma série de ações para garantir segurança, apoio logístico e valorização cultural durante a Lavagem do Bonfim. No total, dois mil policiais e bombeiros atuarão em operações preventivas, de inteligência e resgate. O investimento de R$ 1,4 milhão assegura a infraestrutura necessária utilizada pela SSP, com viaturas, helicópteros e equipes especializadas.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Tecnologias como o reconhecimento facial e de placas veiculares, além de plataformas de observação elevadas, são empregadas para o monitoramento. No Centro de Operações e Inteligência (COI), 22 órgãos estaduais, federais, municipais e entidades privadas trabalham de forma integrada na coordenação das ações. A segurança conta ainda com 27 postos elevados de observação e oito comandos de área distribuídos pelo circuito da festa, garantindo cobertura ampla e resposta rápida.

Reportagem: Tácio Santos/GOVBA.