Como parte da política de modernização das unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), o Governo do Tocantins entregou ao Hospital Regional de Araguaína (HRA) equipamento de alta qualidade que irá diagnosticar com precisão doenças em órgãos como estômago, esôfago, laringe e faringe e outros.Com tecnologia de ponta, a torre de videoendoscopia (Sistema de Endoscopia Flexível), permitirátratamentos mais eficazes, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de Araguaína, o Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital Regional de Augustinópolis foram beneficiados com torres, um investimento total de mais de R$ 4 milhões.
A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchôa destacou a importância do conjunto deequipamentos. “Agradeço ao Governo do Tocantins, por meio da SES/TO, por trazer aparelhos da mais alta tecnologia, melhorando ainda mais o atendimento da equipe da endoscopia da unidade e beneficiando a comunidade que precisa desse tratamento”.
A médica otorrinolringologista, Juliesse Melo Gomes disse que, “não só Araguaína ganhou, mas todo o Estado. O Tocantins inteiro está sendo privilegiado de ter um equipamento desses. Porque pela demanda que temos, principalmente de pacientes que têm corpo estranho nasal, corpo estranho de laringe, que é a nossa maior demanda hoje para a realização dos exames, ele será essencial. É um marco muito importante. Com certeza isso irá ajudar muito a vida dos pacientes e facilitar muito o nosso trabalho também”.
O Sistema de Endoscopia Flexível completo que consiste em: um rack; uma processadora; uma fonte de luz; um monitor de vídeo; três gastroscópio; três colonoscópio; três broncoscópio; três duodenoscópio; três rinolaringoscópio; e acessórios para realização dos procedimentos.
O engenheiro clínico da SES/TO,RodrigoDuarte de Azevedo afirmou que “é com alegria que a SES/TO entrega ao Hospital Regional de Araguaína uma torre de videoendoscopia. Nós tivemos a honra de entregar cinco equipamentos de variedades distintas, novos e da mais alta tecnologia e sofisticação do mercado atual. São equipamentos de última geração que se encontram nos hospitais referenciais do Brasil e no mundo, como por exemploAlbert Einstein e Sírio Libanês. Com esse avanço nós podemos afirmar que os usuários do SUS Tocantins serão beneficiados com muito mais dignidade e satisfação”.
“Estamos realizando treinamento com toda a equipe, nesta quarta-feira, 15, e na quinta, 16, para médicos, técnicos e enfermeiros, para que possam manusear o equipamento”, disse a diretora administrativa, Sitiane Carvalho.