Importante termômetro social, sobretudo quando a temática em questão é o cenário político, as redes sociais costumam apresentar nomes e formatações, que muitas vezes se concretizam, principalmente porque, atualmente, há um clamor para que o povo seja cada vez mais ouvido nas decisões políticas.
Tomando como base tal indicador, ganham força as interações que acreditam que chegou a hora do Governo de Sergipe ter alguém verdadeiramente novo no seu comando. Não somente na idade, mas, destacadamente, na forma de fazer a política e de estabelecer o que realmente é prioritário para a população.
Nesta toada, os nomes de Ricardo Marques, jornalista com passagens marcantes em veículos de comunicação do estado, ex-vereador por Aracaju e atual vice-prefeito da capital sergipana e de Thiago de Joaldo, que carrega consigo a experiência de um trabalho muito interessante na área pública executiva, quando foi secretário de educação de itabaianinha e elevou o município à condição de melhor educação pública de Sergipe, entre 2017 e 2020, ganham grande destaque no cenário eleitoral de 2026.
A opção pelos jovens políticos ganha ainda mais robustez a partir das recentes possibilidades levantadas por Valmir de Francisquinho (que disse pretender terminar seu mandato de prefeito e ir à reeleição, em Itabaiana) e Fábio Mitidieri (que disse estar sendo pressionado pela família para sair da política ou ir para uma eleição de senador).