A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo realizou, nesta terça-feira (14/1), uma visita técnica ao prédio do graneleiro, no Complexo Swift, para avaliar seu potencial como futuro centro de eventos. O secretário Mário Welber Bongiovani Ferreira liderou a visita, acompanhado pelo assessor Fernando Marques e pelo engenheiro Israel Cestari.
Durante a visita, foram analisadas as características atuais do prédio e suas possibilidades de ocupação para a realização de eventos. Já existe um projeto executivo aprovado pelo Condephaat, órgão estadual de defesa do patrimônio histórico, para transformar o graneleiro em um espaço múltiplo e integrado de eventos.
“Atualmente, Rio Preto tem perdido a oportunidade de sediar atividades de grande porte, por não ter essa estrutura. A ideia deste novo governo é colocar de pé o nosso centro múltiplo de eventos, utilizando o graneleiro da Swift como espaço para congressos, feiras, seminários e outras ações, inclusive com a perspectiva de encontros de expressão nacional e até internacional. Essa é a nossa meta”, destacou o secretário.
O graneleiro, maior prédio do complexo, possui cerca de 3 mil metros quadrados e é tombado como patrimônio histórico estadual. Sua construção foi concluída em 1937, como parte das instalações da antiga fábrica Swift-Armour. O projeto segue as diretrizes de preservação aplicadas em outras estruturas do local, como o Teatro Municipal Paulo Moura.
Atualmente, o Complexo Swift abriga também a Escola de Gestão Pública (EGP) e departamentos da Secretaria de Educação, como a equipe de formação continuada. A proposta de revitalização do graneleiro prevê sua modernização, com climatização e instalação de estruturas de apoio, como cozinhas e sanitários.