Geral Infraestrutura...
DER/PR licita anteprojeto de terceiras faixas e restauração de rodovia de Vitorino
Investimento de quase R$ 700 mil vai garantir estudos e análises para implantação de novas faixas de tráfego, acostamentos, correção de curvas e o...
14/01/2025 20h47
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a elaboração de anteprojeto de restauração e ampliação da PRC-158 entre Vitorino e a divisa com Santa Catarina, na região Sudoeste. O investimento estimado é de R$ 688.148,82.

Empresas projetistas interessadas devem cadastrar proposta de preços e proposta técnica no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. A sessão de abertura destas propostas está marcada para o dia 10 de fevereiro, às 11h.

“A ligação entre Vitorino e São Lourenço é uma importante rota de transporte de mercadorias e produção agrícola entre o Paraná e Santa Catarina, mas a rodovia já chegando no limite de sua capacidade”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

"Com os grandes investimentos que estamos realizando no Sudoeste, como a revitalização da PRC-280 de Palmas a Pato Branco, e a restauração das rodovias entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, a economia da região vai crescer cada vez mais, e vamos facilitar esse crescimento com ainda mais obras, como essa iniciativa de terceiras faixas da PRC-158", complementa.

Estão previstos 11 meses para estudar e analisar o trecho de 13,13 quilômetros e elaborar os produtos do anteprojeto. Ele deverá prever soluções para restauração do pavimento existente, implantação de acostamentos, terceiras faixas em segmentos críticos, readequação da interseção no perímetro urbano de Vitorino e implantação de interseção no acesso para a Comunidade São Braz.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Também deverão ser propostas soluções para melhoria do sistema de drenagem, sinalização, iluminação no trecho urbano e adequação dos acessos regulamentados, entre outros.

“Um importante componente do projeto de ampliação da capacidade é garantir a segurança rodoviária do trecho estudado, o que contempla reforços na sinalização e implantação de dispositivos como defensas metálicas, e também a correção de geometria de curvas em trechos sinuosos” explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti. “Vamos estudar todos os pontos com propensão a acidentes e definir soluções que vão preservar vidas”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Após concluído e aprovado pelo DER/PR, o anteprojeto será utilizado como base para elaboração de projeto básico e projeto executivo.

LOTE– O anteprojeto não contempla a rotatória no entroncamento da PRC-158 com a PRC-280, uma vez que esta interseção está incluída no Lote 06 das novas concessões rodoviárias do governo federal.

No lote está prevista a substituição do dispositivo atual por um viaduto do tipo Trombeta, com três ramos de acesso para disciplinar o tráfego entre as duas rodovias.