Geral Sergipe
Vendas do Artesanato Sergipano ultrapassam R$ 2 milhões com apoio do Governo de Sergipe
Ações de fomento ao talento local implementadas pela Secretaria do Trabalho impulsionaram resultado quase 34% maior em 2024 em comparação ao ano an...
13/01/2025 19h17
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) contabilizou um expressivo crescimento nas vendas do artesanato sergipano durante os eventos promovidos ou patrocinados pelo Governo de Sergipe no ano de 2024. Ao todo, o segmento vendeu durante o ano um total de R$ 2.086.316,86, o que representou um aumento de 33,93% em relação ao ano anterior.

A presença, com espaço de exposição e comercialização de produtos, em eventos e ações locais, em outros estados e até fora do país foi a grande responsável por elevar o volume de vendas dos produtos artesanais em suas variadas tipologias. A política de valorização do artesanato do Governo garante não somente a inscrição, mas o transporte e ajuda de custo dos profissionais nestes eventos.

Em 2024, foram cinco feiras nacionais nas cidades de Brasília (DF), Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Fortaleza (CE). Além destas, o artesanato sergipano em 2024 chegou a Bogotá, na Colômbia, na Expoartesanías 2024, maior feira internacional de artesanato latino-americana. A cada nova participação, Sergipe se destacou na classificação do ranking do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Na 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Pernambuco, por exemplo, Sergipe ficou na quinta colocação do levantamento entre todos os estados participantes. Já o resultado obtido pelo estado no 18º Salão do Artesanato, em São Paulo, colocou o estado na oitava colocação do país e a segunda melhor posição no Nordeste.

Também colaboraram para o resultado positivo do ano 2024, os espaços reservados ao segmento nos eventos da gestão estadual, como o programa de governo itinerante 'Sergipe é aqui', Vila da Páscoa, Vila do Forró, Vila da Criança e Vila do Natal Iluminado. Podem ser citados também as parcerias com eventos particulares, como Supervendas, Ironman 70.3 e 20º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais da Codevasf, entre outros.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A diretora de Artesanato na Seteem, Daiane Santana, pontua sobre a importância da curadoria das peças que são levadas para representar o estado, o que tem colocado Sergipe, segundo ela, entre as 10 melhores curadorias do país. Ela acredita que é necessário levar produtos que traduzam a identidade sergipana, com sua riqueza e qualidade em detalhes e acabamento.

Desde o início dessa gestão, o artesanato sergipano tem sido uma prioridade e o ano de 2024 representou um marco histórico pelo grande avanço que demos nessa política estadual. As ações do Governo, por meio da Seteem, buscam cada vez mais tornar artesãs e artesãos independentes e ativos importantes da economia local. Podemos citar, como exemplo marcante, o patrocínio para a Casacor Sergipe, que criou parcerias inéditas entre artesãos, arquitetos e designers. Vale ressaltar também o papel das mulheres nesse resultado, visto que elas representam cerca 90% dos artesãos sergipanos. E essa é uma relação historicamente construída, onde é a mulher quem borda, quem faz o acabamento e trabalha mais com a coordenação motora fina”, destacou a diretora.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Atualmente, Sergipe conta com mais de cinco mil artesãos ativos e a Secretaria do Trabalho atua para a ampliar esse número de sergipanos cadastrados no sistema do PAB e com porte da Carteira Nacional do Artesão, documento que confere prerrogativas importantes e necessária para a participação em eventos do setor.

Capela / Fotos: Ascom Sedurbi
Laranjeiras / Fotos: Ascom Sedurbi
Laranjeiras / Fotos: Ascom Sedurbi
São Francisco / Fotos: Ascom Sedurbi
São Francisco / Fotos: Ascom Sedurbi
Ponte entre Pinhão e Simão Dias / Fotos: Ascom Sedurbi
Ponte entre Pinhão e Simão Dias / Fotos: Ascom Sedurbi
Ponte entre Pinhão e Simão Dias / Fotos: Ascom Sedurbi
A diretora de Artesanato da Seteem, Daiane Santana