A dupla já foi presa anteriormente por homicídios e outros crimes, mas soltos posteriormente. Um deles é investigado por morte de um comerciante e CAC, em Fortaleza
Em continuidade a uma ofensiva iniciada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), dois homens investigados por participação em um homicídio, ocorrido na Região Norte, foram presos em flagrante nessa quinta-feira (9), na cidade de Trairi – Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado.No dia anterior à prisão, três adolescentes já tinham sido apreendidos em uma ação conjunta com a Polícia Militar do Ceará (PMCE).Além da participação em um homicídio ocorrido em Itapipoca (AIS 17), os homens já foram presos anteriormente por mortes e outros crimes, mas foram soltos posteriormente. Entre os crimes, está o homicídio de um comerciante e atirador esportivo, ocorrido em março de 2023, no bairro Bom Jardim (AIS 2).
A investigação sobre a morte de um homem de 37 anos, lesionado com disparos de arma de fogo, no bairro Mourão, em Itapipoca, foi iniciada no dia do crime, ocorrido em 8 de janeiro de 2025. Sob condução da Delegacia Regional de Itapipoca, com apoio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJIN), Delegacia Municipal de Amontada, informações do Departamento de Inteligência (DIP) da PCCE e inteligência da Polícia Militar do Ceará (PMCE), os três adolescentes foram localizados e apreendidos em Amontada (AIS 17), em uma ação conjunta. Com eles, foram apreendidos um fuzil, um revólver, uma pistola, munições, carregadores de fuzil e blusas que simulam o fardamento da Polícia Civil.
Após as apreensões dos adolescentes, as oitivas e diligências seguiram em andamento e resultaram na prisão em flagrante de dois homens, suspeitos de participação nesse homicídio ocorrido em Itapipoca. A dupla foi localizada em diligências realizadas pelas equipes da Polícia Civil, com apoio de informações do DIP/PCCE. Eles foram encontrados em Trairi. Os homens tentaram fugir, pulando muros e subindo telhados, mas foram rendidos com uma arma de fogo, munições, faca, balaclava, rádio comunicador e mais uma blusa simulando o fardamento da PCCE.
Diante dos fatos, os homens foram presos em flagrante e autuados por homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.
A dupla capturada nessa ação da Polícia Civil do Ceará já foi presa anteriormente por outros crimes, mas soltos posteriormente. Um dos presos é um homem de 31 anos. Ele foi preso em maio de 2023, por suspeita de participação na morte de um comerciante e CAC, ocorrida no Bom Jardim. A prisão, posteriormente convertida em preventiva, foi relaxada em setembro do ano passado. Além deste crime, o investigado foi preso em Amontada, pelos crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo. Em outras ocasiões, foi preso por roubo de veículo e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Na adolescência, ele foi apreendido por atos infracionais análogos aos crimes de violação de domicílio, porte ilegal de arma de fogo e roubos.
O outro suspeito, um homem de 25 anos, já tinha sido preso por homicídios ocorridos em 2023, na cidade de Itapipoca. Naquele ano, foi cumprido um mandado de prisão durante o mês de setembro, quando ele foi encontrado com duas pistolas. Em dezembro do ano passado, ele foi solto. Além disso, ele também responde por porte ilegal de arma de fogo, posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, lesão corporal e tráfico de drogas.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (88)3673-7042, da Delegacia Regional de Itapipoca. O sigilo e o anonimato são garantidos.