O secretário de saúde de Rio Preto, Rubem Bottas, e o assessor jurídico da pasta, Paulo Gouveia, participaram nesta sexta-feira, 10/1, de uma reunião com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernando Araújo, e a secretária executiva, Bianca Ferraresi. O encontro foi realizado na sede do Conselho.
Na reunião, foram discutidos problemas emergenciais, como a epidemia de dengue, e as denúncias de irregularidades em jornadas de trabalhos de profissionais da saúde atuantes na rede municipal. O Conselho também apresentou demandas de trabalho para a nova gestão.
O presidente do Conselho se colocou à disposição para atuar junto à Secretaria no combate à dengue e reforçou que o órgão está aberto ao diálogo com a gestão para conduzir as demandas existentes de forma colaborativa, visando sempre a melhorar o atendimento de saúde à população.
"Estamos começando uma nova gestão com ideias de fazer coisas diferentes. O que está bom vai continuar, mas o que não está, nós iremos mudar. Começamos enfrentando muitos problemas, mas queremos estabelecer diálogo e trabalhar de forma diferente", disse o secretário.
Conselho Municipal de Saúde
Os conselhos de saúde são ferramentas de Controle Social garantidos pela Constituição Federal e definida mais detalhadamente pela Lei Federal nº 8142/90. Estes conselhos são deliberativos e permanentes, compostos por representantes do governo, prestadores de serviços (para o SUS), profissionais de saúde e usuários (dos serviços de saúde).