A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nessa quinta-feira (9), a distribuição de sementes e mudas nos Territórios dos Carnaubais, no município de Campo Maior, e no Território dos Cocais, no município de Esperantina.
A ação ocorre por meio do Programa de Distribuição de Sementes e Mudas, que recebeu investimentos de R$ 7 milhões para a safra 2024/2025, recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). Estão sendo entregues mais de 220 toneladas de sementes de feijão e milho e mais de 400 mil mudas de caju.
A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, falou da importância da distribuição para o fortalecimento da agricultura familiar, contribuindo com o aumento da produção de alimentos no Piauí.
“São quase R$ 700 mil em sementes de milho e de feijão que foram entregues aqui para os agricultores familiares, em uma parceria com sindicatos, prefeituras e organizações não governamentais que estão se organizando para as entregas. É um trabalho sistêmico porque ele atende vários agricultores familiares, faz o ciclo da produção da semente, da produção de alimentos e da entrega para quem precisa de comida. Então, a SAF contribui com o combate à fome, fortalecendo a agricultura familiar, fazendo com que aumente cada vez mais a produção de alimentos no Piauí", disse a gestora durante a entrega em Esperantina.
A distribuição teve início em dezembro, nos municípios das regiões do cerrado e do semiárido. Em janeiro de 2025, iniciam as distribuições para os Territórios Entre Rios, Cocais, Carnaubais e Planície Litorânea. O programa visa beneficiar cerca de 60 mil agricultores familiares dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí na produção de alimentos.
A entrega das mudas e sementes crioulas permite que os agricultores familiares produzam nos seus quintais produtivos alimentos saudáveis e de alta qualidade, auxiliando também na implantação dos sistemas agroecológicos. A presidente da Associação das Quebradeiras de Coco do Baixo Parnaíba Piauiense, Helena Gomes, frisou como esse benefício auxiliará sua produção.
“Para nós, receber essas sementes crioulas é muito gratificante, principalmente nesse momento em que começam as chuvas, para a gente poder plantar no nosso quintal produtivo, isso conta muito com a agroecologia, também é uma semente saudável, precisamos botar na nossa mesa comida saudável, para mulheres, crianças e idosos” disse a representante.
Mín. 25° Máx. 27°