A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade, e representantes do comércio local, realizaram, na manhã desta quinta-feira (9), a primeira reunião para discutir a retomada do sistema de estacionamento rotativo (zona azul), suspenso desde outubro do ano passado. O encontro foi na sede da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araçatuba).
Os empresários defenderam o retorno imediato do sistema, definido como essencial para a movimentação econômica no centro da cidade e em áreas de grande circulação comercial. Entre as propostas apresentadas, destacam-se a ampliação de vagas para idosos e pessoas com deficiência, a criação de bolsões para motos nas esquinas, visando melhorar a visibilidade nos cruzamentos, e a revisão das multas aplicadas pela antiga empresa gestora.
QR CODE
O secretário Júlio César dos Santos destacou que o prefeito Lucas Zanatta valoriza o comércio local e reforçou que o novo sistema deve incorporar tecnologias modernas, como pagamentos via QR Code. Outro ponto defendido pelo prefeito é que uma entidade beneficente de Araçatuba administre a zona azul, reforçando o compromisso social do projeto.
O gerente da Acia, Osnei Ferracioli, realçou a importância desse alinhamento entre poder público e setor privado. “A cidade caminha para oferecer um serviço que não apenas contribua para a mobilidade urbana, mas fortaleça o comércio local e traga benefícios diretos aos cidadãos”, disse.
Wagner Martiniano, presidente da Alca (Associação dos Lojistas do Calçadão), classificou a reunião como muito produtiva e enfatizou a importância do estacionamento rotativo para organizar o fluxo de consumidores. Visão compartilhada com o empresário César Braga, que destacou que o comércio de Araçatuba atende um público regional superior a um milhão de pessoas.
O resultado da reunião será apresentado ao prefeito Zanatta como contribuição para definição do assunto.