Agricultura Piauí
Sada participa de Seminário Tecnológico da Cultura da Fava no Piauí
Atualmente, o Piauí é o 5º maior produtor de fava do Brasil.
09/01/2025 14h48
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

O Piauí é um dos estados do país que se sobressaem quanto à produção da fava, uma leguminosa que se destaca pelo seu sabor suave e amanteigado. Em 2023, último ano calculado pelo IBGE, o Estado produziu 661 toneladas do grão, assumindo a 5ª posição no ranking nacional, que é liderado atualmente pelo Ceará, com 3,5 mil toneladas produzidas.

“Aqui no Estado, tira-se uma média em torno de 500 kg de fava por hectare, e geralmente é cultivada em consórcio com milho, por se tratar de uma planta trepadeira”, informa Eyder Mendes, chefe do setor de disseminação de informações do IBGE, acrescentando que a produção brasileira de fava chega a 10,3 mil toneladas.

E para incentivar ainda mais a produção dessa leguminosa no Estado, será realizado, nesta sexta-feira (10), no município de Tanque do Piauí, a segunda edição do Seminário Tecnológico da Cultura do grão (Seteg) Fava. O evento ocorre durante o dia inteiro, na Câmara de Vereadores do município, e reunirá agricultores, professores e técnicos agrícolas parta discutir as inovações para ampliar o cultivo da fava.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Essas pesquisas são importantes, por exemplo, para promover a redução do porte da planta, permitindo, assim, uma melhor colheita, tendo em vista que ela costuma subir nas árvores”, destacou Libonato Rocha, diretor de Operações, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), que participará do evento.

O órgão estadual, também, estará presente com técnicos da regional de Oeiras, para prestigiar e adquirir mais informações sobre o melhoramento dessa importante cultura para o nosso estado. 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O município de Tanque do Piauí foi o escolhido para realizar o seminário, por ser considerada a capital piauiense da fava, com 15% da produção total do Estado. Em todo o país, o município fica em 26ª.