As equipes técnicas da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) encontraram 57 desvios de água no município de Santo Amaro das Brotas, localizado na região Leste do estado. A ação, que deve se estender até o final do mês de janeiro, analisou ligações de 206 imóveis, e ainda irá verificar outras 76 propriedades. O objetivo é padronizar, regularizar e aprimorar a distribuição hídrica da região aos consumidores.
O monitoramento da empresa já atuou no conjunto João Ferreira da Costa, no loteamento Novo Horizonte, no Largo Tiradentes e no Centro da cidade. Os usuários irregulares de baixa renda têm acesso a iniciativas da empresa como o ‘Tarifa Social’, que oferece desconto de até 50% na fatura de água, e condições especiais de preço e pagamento na compra de ligação nova e de religação.
“Até o momento, nós tivemos oito ligações e 33 religações nessa modalidade, o que reduz significativamente o custo para o cliente de baixa renda e permite que ele pague em um número maior de parcelas”, destacou o gerente Comercial da Regional Centro-Oeste (GCCO) da Deso, Alexandro Correia da Silva. Ele frisou ainda a importância do programa social para minimizar casos de abastecimento clandestino no estado.
Consequências
As ligações irregulares de água causam prejuízos não apenas à Deso, mas principalmente à própria população. “Geralmente quem está na clandestinidade não se preocupa com controle de gasto da água, e acaba prejudicando a distribuição hídrica do local em que reside, ocasionando a falta d’água”, explicou Alexandro. No entanto, com a eliminação das conexões clandestinas, a tendência é que sobre água no abastecimento e haja volume adequado de forma constante para os usuários.
O consumo excessivo de água, comum em imóveis abastecidos irregularmente, também gera impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Isso porque as reservas hídricas do estado são finitas, sendo crucial o uso consciente e racional do recurso. Além disso, as conexões irregulares à rede de distribuição são executadas sem o devido manejo e rigor técnico, o que aumenta as chances de contaminação da água por agentes externos, como vírus e bactérias causadoras de doenças graves.
Denúncias
Suspeitas de ligações irregulares de água podem ser denunciadas à Deso, sem a necessidade de identificação da pessoa informante. É possível falar com a corporação por meio dos números telefônicos 4020 0195 e 0800 079 0195, e dos canais digitais Agência Virtual e do WhatsApp, pelo telefone (79) 3142-3000.
As denúncias também podem ser realizadas nos postos presenciais de atendimento da empresa. Confira mais detalhes sobre as agências clicando aqui .