Geral Verão Maior Paraná
Comércio de Matinhos cresce 15% no início da temporada e projeta aquecimento ainda maior
Segmento de alimentação lidera o movimento, seguido pela hospedagem, que registrou ocupação superior a 90% em hotéis, pousadas e imóveis para loca...
07/01/2025 12h33
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A temporada de verão 2024/2025 é comemorada pelos comerciantes de Matinhos, no Litoral do Paraná. Entre a semana que antecedeu o Natal e o Ano Novo, o faturamento cresceu, em média, 15% em relação ao mesmo período da temporada passada, segundo a Associação Comercial e Empresarial de Matinhos (Acima). O segmento de alimentação lidera o movimento, seguido pela hospedagem, que registrou ocupação superior a 90% em hotéis, pousadas e imóveis para locação.

E a expectativa, de acordo com a Associação, é de que, até o final da temporada, o crescimento chegue a 25% em todos os segmentos.

Para Adriano Menine, presidente do Conselho Superior da Acima, o resultado reflete uma combinação de fatores, desde a conclusão das aulas escolares até o impacto positivo dos investimentos realizados no município. “Desde a primeira semana antes do Natal já vimos um aumento do movimento aqui no Litoral. A temporada traz um incremento na economia local, especialmente no pós-pandemia. Esperamos superar todas as expectativas, porque essa estrutura e os shows fazem a diferença para o turista”, destaca.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Matinhos vive um momento histórico com a conclusão de mais de 97% da nova orla , maior intervenção urbana já realizada no Litoral do Paraná. A obra, que será entregue no primeiro trimestre de 2025, conta com investimentos de R$ 354,4 milhões e inclui áreas de lazer, iluminação moderna e infraestrutura para esporte e lazer.

Os comerciantes locais celebram o impacto direto das obras de revitalização, destacando o aumento no fluxo de turistas e o fortalecimento da economia da região. Adilson Baron, proprietário de uma loja em Matinhos, enxerga nas mudanças estruturais uma transformação histórica no Litoral.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“O movimento dobrou por aqui. Antes o Natal e os finais de semana eram tranquilos, mas agora tudo mudou. Com a revitalização, a orla ficou linda, atraiu mais turistas e ajudou a todos nós. Tenho recebido clientes de vários lugares do Brasil e até do Paraguai e da Argentina. É uma nova era", comemora.

SHOWS– A partir de sexta-feira (10), os turistas também começam a aproveitar os grandes shows do Verão Maior Paraná , todos gratuitos. São mais de 30 atrações nacionais. Quem estreia a programação do palco montado no Pico de Matinhos, na sexta-feira (10), são os mineiros do Jota Quest. Já no sábado (11), quem toca na cidade é o sambista Péricles. Domingo (12), Matheus & Kauan embalam o público em Matinhos com os hits “Expectativa x Realidade”, “Cronômetro” e “Não Existe Despedida Pra Quem Ama”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

“Os shows atraem turistas de várias regiões e ajudam o comércio local”, acredita Yasmin Medeiros, sub-encarregada de uma loja de açaí. “Esse movimento gera um dinheiro que é investido pelos comerciantes em estrutura e faz o Litoral crescer cada vez mais", afirma

Para Sirlene Terezinha de Medeiros Leite, dona de um quiosque em frente ao Palco Sunset, a movimentação na temporada tem sido intensa. “Haja funcionário, mas isso é bom. Estamos muito felizes com as obras na praia, a iluminação nova e as atividades que trazem mais turistas. Vejo gente de vários lugares chegando para conhecer o Litoral”, diz ela.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Sirlene Terezinha de Medeiros Leite, dona de um quiosque em frente ao Palco Sunset, que receberá a apresentação de bandas paranaenses a partir desta terça-feira (7), a movimentação na temporada tem sido intensa. Foto: Gabriel Rosa/AEN


RENDA DOS TRABALHADORES – Além do comércio fixo, os ambulantes também celebram o momento. Eduardo dos Reis e Adrielly Nantes, que estão vendendo açaí pela primeira vez na areia, enxergam a temporada como uma oportunidade de transformar suas vidas. “Estamos aqui há 14 dias e vendemos tudo o que trazemos. Com os shows e a nova orla, nossa ideia é ficar até de noite e usar esse dinheiro para sair do aluguel e ter nossa casa própria”, conta.

João Carlos dos Santos, ambulante há 28 anos, também está animado. “Essa temporada está maravilhosa. A orla ficou linda, maior, e isso traz mais turistas. Tudo o que ganhamos agora ajuda a passar o inverno, e o dinheiro fica aqui em Matinhos”, afirma.

Clarizelma de Castro, que vende casquinhas na areia, reforça como a temporada impacta diretamente na renda dos trabalhadores. “O que ganho aqui é três vezes mais do que consigo mensalmente. Esse dinheiro é minha base de sobrevivência, e as pessoas estão vindo muito mais para Caiobá, o que nos ajuda.”

O trabalho dos ambulantes, regulamentado pelas prefeituras, ajuda a atender a alta demanda da temporada. Todos passam por um processo de cadastramento antes do início do verão, garantindo organização e qualidade no atendimento.

EXPECTATIVA– Com o verão aquecido, os comerciantes de Matinhos estão otimistas para os próximos meses. A cidade não apenas celebra o aumento no faturamento, mas também a consolidação de sua posição como destino turístico de destaque. Para o presidente do Conselho Superior da Acima, Adriano Menine, o futuro promete ainda mais. “Estamos vivendo um momento importante, e imagino que até o final da temporada, vamos superar as expectativas. Tudo isso fortalece nossa economia e transforma o Litoral do Paraná”, diz.

VERÃO MAIOR PARANÁ– Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao . Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, mais de 48 shows de artistas paranaenses nos Palcos Sunset em Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.