O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, definiu suas principais propostas para o primeiro ano de gestão à frente da pasta. Entre as prioridades, estão a qualificação da atenção primária, a redução de filas de exames, o fortalecimento da imunização e o combate a doenças como a dengue, com ações integradas entre poder público e comunidade.
De acordo com o secretário, a atenção primária à saúde, representada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), terá foco estratégico. "É a porta prioritária de entrada do usuário ao serviço de saúde. Com uma atenção básica qualificada e fortalecida, podemos resolver até 70% dos agravos de saúde próximos à casa das pessoas", explicou.
No campo da alta complexidade, Matos destacou o compromisso de zerar as filas de exames represados. “Estamos fortalecendo a oferta de serviços, aumentando a capacidade de atendimento para equilibrar a demanda reprimida e os novos pedidos. A ideia é normalizar o fluxo e evitar que a fila cresça como uma bola de neve”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância do projeto de implantação do Hospital Municipal, que será estruturado para atender às necessidades da população de forma resolutiva. Sobre a imunização, o secretário destacou que o desafio de alcançar as metas vacinais será enfrentado com campanhas intensivas e sensibilização da população.
“A vacinação salva vidas. Vamos trabalhar para fortalecer o sistema de imunização, integrando-o à atenção básica e promovendo ações preventivas que evitem complicações e hospitalizações”, ressaltou.
Diante do aumento de casos de dengue registrado em 2024, o secretário enfatizou a importância da colaboração entre poder público e comunidade. “O combate ao mosquito é uma tarefa coletiva. Contamos com o trabalho dos agentes de endemias e dos agentes comunitários de saúde, nossos heróis, que são fundamentais tanto na promoção quanto na prevenção. Vamos reforçar ações educativas e a assistência aos pacientes para evitar complicações graves e óbitos”.
FORTALECIMENTO DO SUS
Rodrigo Matos afirmou que a gestão será pautada pela eficiência e pelo fortalecimento do SUS, visando atender as demandas de saúde da população com qualidade e resolutividade.
"O Sistema Único de Saúde é um dos maiores patrimônios do Brasil. Ele é um modelo que inspira o mundo por garantir acesso universal e gratuito à saúde, independente de classe social. Aqui em Feira de Santana, o nosso compromisso é fortalecer cada vez mais esse sistema, buscando qualificar os serviços oferecidos à população”, concluiu.