Durante o ano de 2024, a Secretaria de Defesa Civil lançou o projeto Defesa Civil nas Escolas, que capacita professores e alunos para atuarem de forma eficaz e compartilhada na redução de riscos e desastres. O sucesso do projeto teve reconhecimento nacional, levando a Defesa Civil ficar entre os três finalistas na premiação da Campanha #AprenderParaPrevenir do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, (Cemaden).
Por meio de uma parceria com Secretaria de Estado da Educação, o Defesa Civil na Escola já realiza em oito escolas estaduais de tempo integral, localizadas em Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.
As instituições citadas também receberam um treinamento em primeiros socorros ministrado pelo Corpo de Bombeiros. Mateus Silva, estudante do 6º ano do ensino fundamental do Ceti Jacob Demes, de Floriano, agradeceu a formação. “Foi importante para que a gente conheça melhor como se proteger em situações de risco. Aprendemos coisas que a gente nem sabia que existiam. Agora eu sinto que posso ajudar minha comunidade escolar”, afirmou o aluno.
Em novembro, a Defesa Civil concluiu a etapa de formatura dos alunos do programa com a entrega dos coletes e certificados.
Voluntários
Fortalecendo o contato com a comunidade e difundindo a cultura de redução de riscos na capital, a Defesa Civil realizou dois cursos de formação do Programa Voluntários da Defesa Civil, com o objetivo de formar multiplicadores em comunidades em áreas de risco, nas zonas norte e sudeste de Teresina.
A equipe da Defesa Civil dialogou com a comunidade através de palestras e bate-papos sobre políticas de proteção e defesa civil, monitoramento de áreas de risco, oficina de primeiros socorros e orientações de segurança para acidentes domésticos, ministrado pelo Corpo de Bombeiros.
O voluntário Gustavo Geovane conta que já possuía a vontade de contribuir. “Eu já acompanhava o trabalho da Defesa Civil e tinha interesse em prestar ajuda. Conseguimos ver a importância desse trabalho e essa participação da comunidade trará retornos positivos no sentido de gerar conhecimento, experiência e a oportunidade de estar ajudando quem precisa, especialmente em meio à crise climática que vivemos”, diz o participante do curso.