Turismo Turismo
Estado capacitou mais de 10 mil agentes, operadoras e profissionais de turismo do Paraná
Além dos cursos, a Setu promoveu também as Jornadas das Regiões Turísticas, realizadas em diferentes localidades, incluindo o Litoral, o Sudoeste ...
03/01/2025 11h02
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná, promoveu ao longo de 2024 uma série de capacitações em diversos campos, áreas de atuação e de profissionais ligados ao setor do turismo paranaense, brasileiro e internacional. Entre workshops, cursos gratuitos e projetos inovadores, mais de 10 mil pessoas foram impactadas pelas ações dos órgãos de turismo do Estado neste ano.

Por meio dos projetos Turismo em Foco e Turismo na Escola, a Setu qualificou mais de 1,3 mil pessoas. O primeiro é fruto de uma parceria com o Senac-PR e a Fecomércio, oferecendo gratuitamente cursos presenciais e a distância (EaD), em áreas como gastronomia, gestão e marketing. O segundo visa estimular a reflexão e valorização do turismo com alunos do ensino fundamental de escolas municipais, por meio da capacitação de professores, que devem trabalhar o tema com os alunos em atividades extracurriculares.

Além dos cursos, a Setu promoveu também as Jornadas das Regiões Turísticas, realizadas em diferentes localidades, incluindo o Litoral, o Sudoeste e o Norte Pioneiro paranaense. Durante os encontros, a secretaria promoveu oficinas, palestras e rodadas de negócios, com foco na aproximação dos gestores, empresários e profissionais do poder público. Desde o mês de abril, cerca de 720 profissionais de 42 municípios foram impactados pelas ações.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, afirma que as ações de qualificação são um dos pilares da pasta. “Quando um viajante chega ao Paraná, para além de conhecer as belezas e pontos turísticos, ele quer ter uma experiência satisfatória. Isso passa muito pela profissionalização dos trabalhadores da área, coisa que fizemos ao longo deste ano, com nossos técnicos ou por meio de parcerias, oferecendo cursos e demais qualificações para tornar o setor do turismo paranaense cada vez mais preparado”, disse.

“Além disso, promovemos também o Turismo na Escola, que visa despertar o interesse dos estudantes pelo turismo, trabalhando desde cedo com um tema importante e em alta. Inclusive, já estamos colhendo frutos dessa iniciativa, estreitando laços das crianças com o turismo regional e mostrando a elas os potenciais que a sua cidade pode ter, desenvolvendo também um maior senso de pertencimento e orgulho de ser paranaense”, acrescentou.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

VIAJE PARANÁ– Neste ano, o órgão de promoção comercial fez diversas conferências, encontros e palestras em eventos de grande porte do turismo brasileiro e internacional. Ao todo, mais de 8 mil agentes de viagens e profissionais de operadoras turísticas foram capacitados sobre os atrativos paranaenses, com foco na inclusão do Paraná dentro dos roteiros e pacotes de grande operadoras.

“Ao longo de 2024 participamos de muitas capacitações em todo o Brasil e, inclusive, no estrangeiro, abrangendo os vizinhos da América do Sul e alcançando até países da Europa. O propósito é mostrar o Paraná como um produto turístico nestes mercados, aumentando a promoção do Estado dentro dos pacotes de grandes agências e operadoras de viagens”, disse o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes. “Todas as operadoras que tiveram contato com nossas qualificações estão nos dando um retorno positivo e buscando realmente apresentar o Paraná dentro de seus mercados, muitos deles, consolidados mundo a fora”.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Com as ações integradas, o Paraná tem se consolidado em uma posição de referência no turismo qualificado. As capacitações e a organização de eventos estratégicos contribuem para o fortalecimento do setor, a criação de empregos e o aumento da renda em diversas regiões.

Ao promover a troca de experiências entre diferentes segmentos do trade turístico, o Estado garante que a atividade seja conduzida com responsabilidade e qualidade, ampliando o potencial do Paraná como destino turístico nacional e internacional.