Educação Educação
Ganhando o Mundo 2025: emoção de pais e alunos marca primeiros embarques do ano
Primeiros grupos de alunos de escolas estaduais embarcaram rumo à Irlanda na maior edição do programa de intercâmbio, promovido pelo Governo do Es...
02/01/2025 15h46
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Para as famílias de 75 estudantes da rede estadual de ensino do Paraná, o ano de 2025 começou com frio na barriga, abraços apertados e despedidas cheias de emoção no saguão de embarques do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Nesta quinta-feira (02), os primeiros grupos de alunos da maior edição do programa Ganhando o Mundo, promovido pelo Governo do Estado, embarcaram rumo à Irlanda, onde permanecerão por cinco meses estudando e vivenciando nova cultura e experiências.

O primeiro grupo, composto por 60 alunos, partiu ainda de madrugada, por volta das 5h, enquanto o segundo grupo, formado por 15 estudantes, embarcou às 11h. A Irlanda, que estreia como destino do programa nesta edição, acolherá 150 alunos paranaenses que partem ao longo do mês de janeiro.

O Ganhando o Mundo está em sua maior edição , alcançando um total de 1.300 estudantes da rede estadual de ensino que terão a oportunidade de intercâmbios de quatro a cinco meses em países de língua inglesa. Além da Irlanda, os outros destinos contemplados neste ano são Austrália (para onde irão 200 alunos), Canadá (500 alunos), Reino Unido (150 alunos) e Nova Zelândia (200 alunos). Além destes, mais 100 alunos de colégios agrícolas do Estado participarão do Ganhando o Mundo Agrícola, cujo destino é o estado norte americano do Iowa.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O programa, que já contemplou 1.240 alunos desde o seu lançamento, em 2019, dá a oportunidade para que alunos da rede pública estudem um semestre letivo fora do país com as despesas pagas pelo governo estadual.

“Com a ampliação do programa, um número ainda maior de meninos e meninas terá a oportunidade de aprimorar o inglês, conhecer novas culturas e ampliar horizontes, preparando-se para integrar o mercado de trabalho com o diferencial desta experiência internacional em seus currículos”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

APRENDIZADO À VISTA -Daniele Alves da Silva, de 16 anos, é aluna do Colégio Estadual Presidente Afonso Camargo, do município de Loanda, no Noroeste do Estado. Prestes a embarcar, a jovem não escondeu a grande expectativa em relação aos próximos meses. Daniele passará 5 meses estudando na Dominican College de Dublin, tradicional instituição de ensino da Irlanda, onde realizará curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

“Pesquisei sobre a escola onde vou estudar, e vi que é um colégio somente para meninas, o que vai ser bem interessante. Vi também que a escola oferece uma série de esportes diferentes e que as equipes esportivas de lá tem notoriedade no cenário esportivo estudantil da Irlanda. Quero aprender o máximo que puder para viver a cultura irlandesa dentro e fora da sala de aula”, afirma.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Em relação à moradia, Daniele afirma estar ansiosa para conhecer a nova família. “Para me preparar, já fiz contato com minha host family, a família anfitriã, e tenho muitas coisas em comum com eles, o que me deixou bastante à vontade”, revelou.

EMOÇÃO EM DOBRO- Por falar em família, para Ana Júlia Lupges, também de 16 anos, a emoção do intercâmbio veio em dose dupla. A irmã gêmea, Ana Clara, também foi selecionada nesta edição do Ganhando o Mundo. Ambas são estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, de Cascavel, mas, durante o intercâmbio, irão para destinos diferentes.

“Meus pais não podiam acreditar quando viram que nós duas vamos fazer intercâmbio ao mesmo tempo. Eu vou pra a Irlanda e ela para a Nova Zelândia. É a primeira vez que viajamos para fora do país. Também é a primeira vez que viajamos de avião. A sequência de ‘primeiras vezes’, somada à emoção de enviar as duas filhas ao mesmo tempo, provocou uma chuva de emoções lá em casa”, brincou a estudante.

GANHANDO O MUNDO- Criado em 2019 pelo Governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação, como uma iniciativa de intercâmbio estudantil, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 estudantes da rede estadual de ensino para países da América do Norte, Europa e Oceania. O programa também já enviou professores e diretores para períodos de imersão cultural e acadêmica em outros países.

AGRÍCOLA – Pela primeira vez na história do programa, haverá uma edição especial destinada a alunos dos colégios agrícolas e florestais do Estado. A edição levará 100 estudantes de escolas técnicas e rurais para os Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).