Saúde Sergipe
Centro de Referência completa dois anos de assistência qualificada para crianças e adolescentes
Crai atende vítimas de violência sexual em Sergipe. Já foram realizados mais de sete mil atendimentos médicos e psicológicos
30/12/2024 15h27
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe

O Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil de Sergipe (Crai), órgão vinculado à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completa dois anos prestando assistência qualificada a crianças e adolescentes de até 18 anos, vítimas de violência sexual. O trabalho de saúde é realizado por uma equipe multidisciplinar que oferece diversos atendimentos.  

Inaugurado em dezembro de 2022, o Crai Sergipe é o primeiro do Norte e Nordeste, e o segundo do Brasil, a contar com um espaço físico e assistência especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Desde a sua inauguração até novembro de 2024, a unidade realizou 3.747 atendimentos médicos e 3.654 psicológicos, totalizando 7.401 atendimentos. Além disso, foram realizados 1.615 atendimentos pelo serviço social, 256 consultas psiquiátricas, 605 perícias médicas e 1.998 coletas de material para exames.  

De acordo com a coordenadora do Crai e superintendente da MNSL, Lourivânia Prado, o trabalho do centro é realizado por uma equipe multiprofissional composta por médicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.  

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Segundo ela, um dos maiores avanços em 2024 foi a implementação do prontuário eletrônico, sistema que armazena todas as informações dos pacientes atendidos. “Outra boa notícia que tivemos foi a aquisição de novos peritos médicos. Eles ainda estão em formação, mas, quando começarem a atuar, fortalecerão a escala da perícia médica. Também recebemos a doação de um veículo para o transporte de familiares, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual”, destacou Lourivânia.  

Porta aberta 

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O Crai funciona no sistema de porta aberta, ou seja, atende diretamente as pessoas que chegam à unidade relatando violência sexual. Além disso, recebe usuários encaminhados pelo Conselho Tutelar, delegacias de polícia, Ministério Público ou qualquer órgão de saúde, educação ou assistência social. Nos casos crônicos sem emergência, as unidades podem agendar atendimento com especialistas.  

O Centro de Referência integra a Rede de Saúde e Proteção da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e em parceria com o Ministério Público do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o Ministério Público de Sergipe (MPSE).