Geral Piauí
Jucepi moderniza serviços voltados a empresas e profissionais e fortalece o ambiente de negócios no Piauí
A Jucepi vem implementando soluções inovadoras que simplificaram processos e ampliaram a oferta de serviços digitais.
28/12/2024 10h41
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A realidade encontrada hoje pelos empreendedores que desejam abrir uma empresa no Piauí é totalmente diferente de décadas atrás. Ano a ano, o Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), vem implementando soluções inovadoras que simplificaram processos e ampliaram a oferta de serviços digitais.

Nesse sentido, a Jucepi encerra 2024 com avanços significativos que reforçam seu compromisso com a modernização e a eficiência no atendimento ao cidadão e ao empreendedor. Isso alinhado à gestão do governador Rafael Fonteles, que tem como meta desburocratizar e agilizar os serviços públicos.

Entre as conquistas mais relevantes do ano, destacam-se a implementação eletrônica de todos os serviços destinados aos leiloeiros oficiais como inscrição, recadastramento, certidões, livros e carteira digital que podem ser solicitados diretamente pelo portal Gov.Pi Empresas. A iniciativa beneficia os 15 leiloeiros registrados no estado, eliminando a necessidade de procedimentos presenciais e tornando o processo mais ágil e acessível.

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Entre os leiloeiros beneficiados está Érico Sobral, que atua na área há 9 anos, e participou do processo de transição da Jucepi para o digital. Ele relatou como a ferramenta facilitou sua rotina profissional e tornou os processos mais rápidos.

“Isso é muito bom para a gente, porque acaba trazendo um ganho de tempo e produtividade. Em vez de eu ir à Junta ou contratar alguém para emitir uma certidão, a gente consegue fazer tudo pela internet. Nossa carteira de leiloeiro hoje também está no aplicativo e isso traz uma modernidade”, relata o profissional.

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Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ele contou que utiliza a carteira de leiloeiro como documento de identidade e destacou que entre as principais vantagens da atualização do sistema está o aumento da segurança em processos como a emissão de boletos e pagamentos.

“Sempre acompanho a atualização dos sistemas, no começo era algo muito superficial, com o tempo, foi se modernizando. Hoje, já estamos no Gov.Pi e agora conseguimos emitir nossa carteira de leiloeiro diretamente de lá. Isso traz mais segurança, modernidade e nos faz sentir valorizados. A modernização desse sistema pela Junta Comercial é algo muito importante para nós, leiloeiros”, finalizou Érico Sobral.

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Foto: Reprodução/Secom Piauí

Deferimento automático de livros: Agilidade para contadores e empresas

Outro avanço significativo foi o deferimento automático de livros societários, que transformou um processo historicamente lento e burocrático em uma operação ágil e eficiente. Antes, a autenticação de livros levava até um mês, mas agora é feita em minutos, desde que o documento esteja dentro dos padrões exigidos pelo sistema.

O contador Bruno Leal compartilhou sua visão sobre essa modernização que tem impactado positivamente sua rotina e a de diversos profissionais da área.

“A questão dos livros automáticos facilitou demais a vida, tanto a minha como contador quanto a do cliente. Antigamente, era um processo muito trabalhoso: o livro manuscrito precisava ser colado folha por folha, levado à Junta Comercial e aguardava semanas para a autenticação. Hoje, tudo mudou. Você paga a taxa, a compensação ocorre no mesmo dia e, às vezes, em minutos, o livro já está disponível e autenticado. Ficou muito prático, principalmente para quem precisa registrar balanços”, destacou o profissional.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ele também comentou que utiliza diversos serviços oferecidos pela Junta e se surpreende com a celeridade em relação a outros estados.

“Eu já cheguei a dar entrada em livros que demoravam de 15 dias a um mês para serem autenticados. Hoje, em menos de 15 minutos, já temos o livro autenticado. Essa rapidez, às vezes, impressiona pessoas de outros estados, pois o Piauí já é destaque em relação à agilidade para abrir uma empresa ou fazer um aditivo”, disse Bruno Leal.

Ações que transformam o dia a dia de profissionais e empresários ao agilizar serviços

A digitalização também abrangeu a emissão de certidões e segundas vias, reduzindo o tempo de espera para minutos. Além disso, foi ampliada a integração com órgãos como Receita Federal, estados e municípios, facilitando processos de abertura, baixa e alteração de empresas.

Outro destaque da Jucepi foi a introdução da funcionalidade para transformação de empresas sob o regime “Inova Simples” em sociedades empresárias, estimulando a formalização de startups. A ferramenta, acessível online pelo Gov.Pi Empresas, apoia o crescimento e a inovação tecnológica, promovendo geração de emprego e renda no estado.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Já no segundo semestre de 2024, a Junta passou a aceitar o pagamento de taxas via Pix, utilizando QR codes nos boletos. A medida visa agilizar o processamento de serviços, beneficiando empresários e contadores. Além da Jucepi, órgãos como a Vigilância Sanitária (Divisa) e o Corpo de Bombeiros (CBMEP) também adotaram essa opção, reduzindo o tempo de espera para a liberação dos serviços.

As inovações implementadas pela Jucepi em 2024 têm transformado o dia a dia de profissionais e empresários no Piauí. Micro e pequenos empreendedores conseguem abrir empresas em menos de 24 horas, facilitando o aproveitamento de oportunidades de negócios e incentivando o desenvolvimento econômico no estado.

“A Jucepi está sempre inovando, procurando oferecer uma condição para o ambiente de negócio, oferecendo para o empresário uma facilidade nessa comunicação entre o empreendimento e o próprio órgão em si, e é aquela história, você não pode parar, você tem que buscar sempre uma maneira de ter mais celeridade e mais segurança para oferecer um serviço melhor, buscar um ambiente mais saudável e seguro” enfatizou a presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

A presidente reforçou ainda que a Jucepi iniciou o uso de inteligência artificial (IA) no Portal  Gov.Pi Empresas  para oferecer mais recursos ao usuário que acessa os serviços da plataforma, e que uma das metas de 2025 é a ampliação dos serviços por meio da tecnologia.

Com as conquistas de 2024, o órgão se consolida como referência na desburocratização e digitalização, promovendo impactos positivos na vida de seus usuários e contribuindo para o crescimento econômico do estado.