Meio Ambiente Meio Ambiente
SC mobiliza participação da sociedade e municípios para a Conferência Nacional do Meio Ambiente
A crise climática tem se tornado uma realidade cada vez mais presente em Santa Catarina, afetando diversos aspectos da vida cotidiana da população....
26/12/2024 10h38
Por: Redação Fonte: Secom SC

A crise climática tem se tornado uma realidade cada vez mais presente em Santa Catarina, afetando diversos aspectos da vida cotidiana da população. Diante desse cenário, surge uma oportunidade para a sociedade catarinense: contribuir com as discussões e propostas da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, cujo tema é Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica. A mobilização nas Conferências Municipais e Regionais do Meio Ambiente é essencial para enfrentar os desafios climáticos e construir soluções mais eficazes.

Além do poder público, a sociedade civil também poderá participar entre os dias 27 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025. As Conferências Municipais e Regionais ocorrerão até o dia 26 de janeiro de 2025.

É nos municípios que os impactos das mudanças climáticas são sentidos de maneira direta. Por isso, a participação ativa da sociedade nessas conferências torna-se ainda mais relevante. As Conferências Municipais e Regionais do Meio Ambiente oferecem um espaço democrático e inclusivo, onde cidadãos de todas as idades podem contribuir nas discussões sobre como os efeitos do clima têm impactado suas comunidades, além de sugerir alternativas para minimizar esses efeitos.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Esses eventos são a primeira etapa de um processo que culminará na Conferência Estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional. Durante as conferências locais, serão discutidas e votadas propostas que serão levadas para as esferas estadual e nacional, influenciando as políticas públicas de enfrentamento à crise climática. A participação de cada cidadão é fundamental para garantir que as propostas atendam às necessidades locais e reflitam a realidade das diversas regiões do estado.

Como participar

A participação nas Conferências Municipais e Regionais do Meio Ambiente é aberta a todos os cidadãos, desde que tenham mais de 16 anos e residam no município há pelo menos dois anos. Além de poderem contribuir com propostas, os participantes também podem se candidatar a representantes para a Conferência Estadual, que reunirá as melhores sugestões e elegerá os representantes catarinenses para a etapa nacional.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Para participar gratuitamente, basta entrar em contato com a Prefeitura de seu município, acompanhar as redes sociais da SEMAE ou acessar o site oficial da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: www.gov.br/cnma .

Organização e participação

As conferências estão sendo organizadas pelos municípios e pelas associações de municípios, que desempenham um papel fundamental na coordenação e condução dos debates. Essas entidades garantem que a discussão seja eficiente, representativa e envolva a sociedade civil, o poder público e os setores privados, promovendo uma abordagem integrada no enfrentamento da emergência climática.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O Governo de Santa Catarina convida todos os cidadãos a participar dessas conferências e contribuir com sugestões e propostas para um futuro mais sustentável. “Esses eventos são uma chance única de colocar as ideias da população em pauta e garantir que a voz de todos, especialmente daqueles mais impactados pela mudança climática, seja ouvida”, destaca o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta.

Cinco eixos para o debate climático

Com o objetivo de otimizar a elaboração das propostas e garantir que todos os temas relevantes sejam abordados, foram definidos cinco eixos principais para as conferências:

“As palestras realizadas durante as conferências de meio ambiente têm um papel fundamental em aproximar os temas complexos das questões ambientais da realidade de cada cidadão. O objetivo é facilitar o entendimento da população sobre os eixos temáticos abordados, por meio de uma linguagem clara e acessível, para mostrar como esses desafios impactam o cotidiano de todos e como cada um pode contribuir para um futuro mais sustentável e justo”, reforça a Gerente de Clima e Energia da SEMAE, Cristiane Casini Bitencourt.