Após um ano de muito trabalho, o Legislativo baiano concluiu na tarde de hoje (18) as votações em plenário e entra, oficialmente, em recesso parlamentar com a certeza do dever cumprido. Líder governista, o deputado Rosemberg Pinto (PT) comemora o êxito nas aprovações que, segundo ele, se deve ao empenho dos parlamentares da situação e também oposição, superando o ideologismo e priorizando o desenvolvimento do estado.
“A Assembleia cumpriu, durante todo o ano, o seu papel de legislar. Foi um desafio muito grande e a presença do deputado Alan Sanches, ajudou porque soubemos ouvir, dialogar, divergir em alguns momentos, mas a nossa atuação foi, muitas vezes, complementar. Isso, sem dúvida alguma, deu um resultado muito propositivo. Votamos todos os projetos de iniciativa do Poder Executivo e também de autoria dos deputados da Casa, que passaram pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)”, descreveu o parlamentar, se despedindo do líder opositor, que dará lugar a Thiago Correia.
“Espero que, em 2025, tenhamos a mesma proposição, dessa vez, com a condução do novo líder da Minoria, Thiago Correia, que já demonstra maturidade, conhecimento e capacidade de interlocução”, declara Rosemberg.
Em tom de despedida, Sanches também agradeceu o convívio democrático que teve com o líder da Maioria. “Você, Rosemberg, demonstrou ser um grande articulador, cedendo nos momentos certos, tensionando noutros momentos, mas conseguimos convergir no que era importante para a população da Bahia”.
Dentre as aprovações do corrente ano, Rosemberg destaca os empréstimos, que o Governo do Estado precisou para antecipar os investimentos; projetos que deram viabilidade para concretizar a Ponte Salvador – Itaparica; programas que, segundo ele, garantiram, do ponto de vista ambiental, a preservação da Mata Atlântica.
No pacote de aprovações, estão o orçamento para o próximo ano (LOA), em segundo turno, e proposições de iniciativa dos parlamentares, incluindo projetos de lei e honrarias, entre comendas e títulos.
Ascom / Ana Paula Loiola.