Coragem, sacrifício e a vontade de ajudar o próximo fazem parte da rotina dos Bombeiros Militares do Piauí. Esses profissionais dedicam-se ao desenvolvimento da sociedade e à promoção do bem comum. Faltando poucos dias para finalizar o ano de 2024, o Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), já começa a contabilizar as melhorias e o quanto se teve de avanço nas respostas aos atendimentos dos quatro principais tipos de ocorrências registradas pelo Sistema de Estatísticas do Comando Operacional dos Bombeiros (COB).
Do primeiro dia do mês de janeiro até o dia primeiro de dezembro de 2024, foram registrados, pela Central do Comando Operacional de Bombeiros (COB), 4.058 ocorrências. Destas, 1.174 foram relacionadas a incêndios florestais e 1.562 referentes a incêndios urbanos. No mesmo período, de janeiro a dezembro do ano passado, ao todo foram registradas 3.079 ocorrências, das quais 539 foram referentes a incêndios florestais e 809, incêndios urbanos.
As demais ocorrências também são registradas nos sete Grupamentos de Bombeiros-GBM, espalhados pelo Piauí. Muitas dessas ocorrências variam de acordo com a temporada climática do nosso estado e são subdivididas nas mais variadas categorias, que vão desde ações sociais, preventivas, resgate, salvamento, dentre outras.
“Vamos fechar o ano com cerca de mil atendimentos a mais do que o ano passado, e isso só foi possível com o compromisso e toda ajuda dos nossos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí. Sem contar com o incremento tecnológico e outros vários benefícios do Governo do Estado, o que contribuiu bastante para que nosso tempo de resposta nas ocorrências tenha tido resultados positivos”, avalia José Rego, comandante-geral do CBMEPI.
O aumento do efetivo neste ano foi uma das melhorias mais significativas para a corporação e, consequentemente, para a população piauienses. Os novos soldados já completaram um semestre e já participaram de centenas de ocorrências geradas através das centrais 190 e 193.
Exemplo de dedicação e comprometimento com a farda é o jovem soldado Gabriel Simplício, de 27 anos, que faz parte da turma dos novos 204 soldados do CBMEPI. Assim como outros soldados, Simplício tem demonstrado aos seus oficiais superiores muito progresso em um curto intervalo de tempo em inúmeras atividades dentro da corporação. O militar afirma, que mesmo com apenas seis meses de formado, já incorporou a farda dos Bombeiros para os dias de trabalho e, principalmente, para sua vida.
“Satisfação é a sensação que eu tenho; quando eu dedico boa parte do meu tempo, esforço e trabalho a esta instituição que tanto lutei para fazer parte dela. Seja nas demandas administrativas ou mesmo por intermédio das situações operacionais, a cada atividade vamos ganhando experiência e respeito. Quando a gente se entrega àquilo que amamos, isso acaba gerando o senso de pertencimento, e isso me faz ter a certeza de que estou no lugar certo", frisou o jovem soldado.
Assim como outras forças militares do Estado, o CBMEPI atualmente registra suas ocorrências através do Sinesp-Cad um sistema que traz mais agilidade e organização para os departamentos e setores de determinados órgãos governamentais. O atual sistema funciona como uma central de atendimento e está interligado via internet diretamente ao Governo Federal.
Com o novo sistema, é possível gerar e contabilizar todas as ocorrências atendidas pelos sete Grupamentos dos Bombeiros espalhados pelo Piauí. Para se ter uma ideia de como o sistema trouxe mais praticidade nos registros das ocorrências, os cadastros gerados neste ano, desde janeiro até o dia 1º de dezembro, trouxeram as quatro maiores demandas, o que gerou um total de 4.058 ocorrências, que atendidas pelos sete grupamentos, apresentaram os seguintes resultados:
Teresina:
Total: 2.302
Picos:
Total: 517
Floriano
Total: 473
Oeiras
Total: 389
São Raimundo Nonato
Total: 116
Parnaíba
Total: 58
Piripiri
Total: 33
O subcomandante geral dos Bombeiros Militares do Estado, José Veloso, afirma que, tanto a implantação deste novo sistema quanto os novos equipamentos e novos soldados que serão chamados já partir de janeiro de 2025, trarão muito mais benefícios para a instituição e, principalmente, para a população, que segundo ele, neste ano teve os bombeiros como fortes aliados em todos os períodos do ano, seja num resgate mais simples ou num combate a incêndio de grandes proporções.
“Se você acompanhar nossos canais de comunicação, vai ver que nossa equipe se prepara com o mesmo empenho que é chamada para resgatar um gatinho ou qualquer animal doméstico quanto para missões mais complexas, como combater incêndios florestais e impedir que o fogo ameace as comunidades rurais. Isso é uma equipe que se mantém motivada e muito bem capacitada para servir o próximo, seja como e onde for”, finaliza o subcomandante geral.