Nessa quinta-feira (19), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou reunião com representantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Caruaru, com o objetivo iniciar parceria para implantação do Espaço Experimental de Sementes Crioulas.
Os agricultores e agricultoras familiares serão beneficiados com esse importantíssimo projeto que objetiva, a partir da plantação de sementes crioulas, fomentar o Banco de Sementes Crioulas, bem como, desenvolver pesquisas que permitirão expandir e multiplicar as potencialidades das sementes crioulas. Essa parceria também possibilitará que a inovação e as tecnologias industriais auxiliem no desenvolvimento do campo.
“Importante frisar que as sementes crioulas são potencializadores produtivos, pela genética serem naturalmente adaptadas às regiões as quais pertencem, assim sendo, mais resistentes a pragas e agentes naturais, portanto, servirão para a preservação da biodiversidade, a segurança alimentar e a sustentabilidade da agricultura familiar”, pontuou o secretário da SDR, Manoel Júnior.
A parceria com o IFPE, campus Caruaru, fortalece os laços das esferas municipais e federais que conjuntamente impulsiona a agricultura familiar da região, através do resgate tradicional e cultural.
“Essa parceria é muito significativa para nossa região, pois possibilita a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica e os agricultores. Esse intercâmbio pode resultar em grandes avanços, especialmente através do desenvolvimento de projetos de pesquisa focados no aprimoramento da plantação”, afirmou o Diretor-Geral do IFPE Caruaru, Diniz Júnior.
Sementes Crioulas – São sementes que foram selecionadas e manejadas pelos agricultores, no ambiente de cultivo local. O cultivo de sementes crioulas é seguido por uma prática comum de se armazenar as sementes de suas lavouras para o cultivo do ano seguinte.