Na quarta-feira (18) foi comemorado o Dia da Doula. Em menção à data, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Fundação de Saúde Pública de São Sebastião (FSPSS), lançou o livro do ‘Centro Gestacional Harmonia para Vida’.
O lançamento foi no Centro Gestacional, e contou com a presença do prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto; da secretária de Saúde, Laysa Pires; da secretária adjunta de Saúde, Mara Abreu; da vereadora eleita Maria Ângela Laurito de Moraes; demais autoridades, servidores municipais, mães e gestantes da comunidade.
O prefeito Felipe Augusto falou sobre sua gratidão por todas as realizações feitas pela equipe do Centro Gestacional desde 2020. “Este local foi um dos grandes investimentos de minha gestão e hoje o lançamento deste livro eterniza todo o trabalho feito aqui. Este espaço traz todo sentido para as ações do Centro Gestacional, que necessitavam de uma estrutura apropriada e não poderia ficar entre quatro paredes. Este quiosque, em frente ao mar, encaixa-se neste contexto das práticas desenvolvidas aqui e reforça, ainda mais, a qualidade do acolhimento a nossas gestantes”, afirmou o prefeito.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, destacou a importância do trabalho da unidade para as mães e gestantes do município. “Temos a honra de ter aqui em São Sebastião mais uma inovação da gestão do prefeito Felipe Augusto e do prefeito eleito Reinaldinho Moreira. Hoje, estamos compartilhando da alegria do lançamento deste livro junto à comunidade presente, que é sempre acolhida aqui de forma tão especial por profissionais extremamente amorosas e capacitadas”, relatou.
O evento contou com uma vasta programação de práticas integrativas durante todo o dia, que foram seguidas de um chá de benção das gestantes no período da tarde.
Durante o lançamento, a enfermeira Carla Bruço, idealizadora do Centro Gestacional, palestrou sobre a temática ‘Desafios e os Planos Futuros para expansão do Projeto’.
Houve também apresentação do Coral Municipal de São Sebastião, do Curso de Dança de Salão do Tebar Praia Clube, do grupo de Dança Polínésia Kuleana, da professora Georgia Michelucci e do Grupo de Fandango ‘Aleluia’.
Centro Gestacional Harmonia para Vida
O Centro Gestacional de São Sebastião celebrou, em 2024, quatro anos de atendimento às gestantes do município . O local, inaugurado pela Prefeitura de São Sebastião em 2020, é o primeiro do Brasil a realizar práticas integrativas voltadas para gestantes atendidas pela rede municipal de saúde, por meio de atividades como reiki, massoterapia, yoga e outras terapias integrativas e complementares em saúde.
Cerca de 80 gestantes são atendidas por mês pela unidade localizada no Complexo Turístico da Rua da Praia, em São Sebastião.
O Centro Gestacional ‘Harmonia para a Vida’ tem como objetivo garantir e proporcionar mais um serviço de qualidade às grávidas do município.
A enfermeira Carla Bruço explica que este foi um projeto realizado em parceria com a Associação Nacional para Educação Pré-Natal (ANEP). “Foi e ainda é uma honra; esta é a realização de um sonho para ANEP Brasil estar aqui junto à prefeitura neste projeto ousado que vislumbra o futuro. Um futuro melhor para o país inteiro. Este é o primeiro Centro Gestacional de Harmonia para a vida do país e do mundo. Então, este local sempre será motivo de muito orgulho para todos nós”, ressaltou.
A criação do espaço foi pensada para garantir uma política pública permanente que considerasse, por exemplo, não apenas o pré-natal, mas uma abordagem ampliada do processo saúde-doença, sob um olhar atento e respaldado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), e aprovado pelo Ministério da Saúde, na implantação de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).
#PraTodosVerem: Imagens mostram atendido a mães no Centro Gestacional Harmonia para Vida. Fim da descrição.