Na última semana, oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) participaram do Curso de Detecção de Substâncias promovido pela CIPCães da Polícia Militar do Amazonas, reforçando ainda mais o compromisso da Instituição com a formação e qualificação técnica de seus policiais.
Os capitães Saulo de Carvalho Rêlo e Celso Luiz do Carmo Filho alcançaram o primeiro e segundo lugar geral, respectivamente, entre os concludentes. O curso teve duração de cinco semanas, com término em 06 de dezembro de 2024.
Nesse período ocorreram várias instruções práticas, com ênfase na química das substâncias aplicada a atividade de detecção com cães policiais. As disciplinas envolveram desde laboratório de perícias de substâncias entorpecentes, armas, munições e explosivos, até técnicas de aplicação do cão em ambientes confinados e abertos, especialmente, em área de selva.
O curso proporcionou o intercâmbio entre diferentes instituições com representantes de seis Estados da Federação, além de integrantes das Forças Armadas.
Para os oficiais foi uma experiência ímpar operar com cães em um ambiente extremamente desafiador, fronteiriço e porta de entrada das drogas no país. Somente neste ano a CIPCães da PMAM foi responsável pela apreensão de mais de 9 toneladas de entorpecentes, causando um prejuízo estimado em mais de 360 milhões de reais ao crime organizado.
Além disso, o conhecimento de novas técnicas, táticas e tecnologias serão repassadas à tropa no aprimoramento da segurança pública capixaba e na atuação do Batalhão de Ações com Cães da PMES no combate ao tráfico de drogas e armas. Essa conquista evidencia o preparo da PMES para lidar com desafios cada vez mais complexos, reafirmando seu compromisso em oferecer segurança de qualidade à população.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da PMES:
Tenente-coronel ANDERSON SCOTA MOREIRA
Tels. (27) 3636-8717 / 3636-8718
E-mail: secretaria.ascom@pm.es.gov.br
Subseção de Jornalismo PMES:
Tel. (27) 3636-8715
E-mail: jornalismo.ascom@pm.es.gov.br