Geral Maranhão
Uemasul será certificada pelo Selo Social ODS - Educação de qualidade
O Selo Social é um programa de desenvolvimento que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
17/12/2024 14h57
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

170 instituições de todo o país foram cadastradas e 74 selecionadas, entre elas, a Uemasul, para serem certificadas pelo Selo ODS - Educação de qualidade. A cerimônia de certificação será realizada no Museu do Amanhã, dia 20 de março de 2025, no Rio de Janeiro. 

O Selo Social é um programa de desenvolvimento que mobiliza e integra empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. A iniciativa reconhece o trabalho de organizações educacionais, públicas e privadas, que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de estimular a participação em ações que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, especialmente o ODS-4: Educação de Qualidade. 

"A conquista do Selo Social é um reconhecimento de que a Uemasul é uma instituição comprometida com a educação e com o desenvolvimento sustentável. Com 16 projetos de extensão aprovados, mostramos que a Uemasul está atenta e caminha na direção do que estabelece a ONU para uma sociedade mais consciente e promovedora de uma educação para/com a sustentabilidade", afirmou o pró-reitor de Extensão e Assistência Estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro.

Todas as instituições de ensino superior, em sua essência, comprometidas com a responsabilidade social, têm como parâmetros das pesquisas, do ensino e da extensão, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que preveem a construção e implementação de políticas públicas até 2030. 

São 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas em todo o mundo: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis. A lista ainda inclui Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação.

Além dos objetivos, são propostas 169 metas que devem ser atingidas no período de 2016 a 2030.