Nesta segunda-feira, 16/12, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Pacto Contra a Fome, formalizaram acordo de cooperação que prevê a realização de um estudo e a proposição de melhores práticas de redução de perdas e desperdícios de alimentos focado na redistribuição a ser implementado por Centrais de Abastecimento em todo o Brasil, especialmente as de Minas Gerais e São Paulo.
Para isso, o Pacto Contra a Fome iniciará imediatamente um estudo das experiências exitosas executadas no país, propondo posteriormente caminhos para a replicação para as demais centrais de abastecimento. O objetivo da proposta é reduzir o desperdício de alimentos nos entrepostos e promover segurança alimentar e nutricional por meio da redistribuição dos alimentos.
O evento foi realizado no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), da CEAGESP, em São Paulo, com a presença do ministro Paulo Teixeira, da presidente do conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz, e do diretor-presidente da CEAGESP, José Lourenço Pechtoll, entre outras autoridades.
“É um dia muito importante porque mostra o papel da sociedade civil atuando com outras instituições e o governo. O objetivo do Pacto Contra a Fome é que a gente olhe os principais exemplos de movimentação dos CEASAS e dos melhores usos para evitar o desperdício de alimentos”, afirmou Geyze Diniz, cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome.
“O Pacto Contra a Fome será fundamental para pensar no melhor modelo, no impacto e na abrangência dessas iniciativas nas cidades e regiões", afirmou o ministro Paulo Teixeira.
Durante o evento, os participantes visitaram as instalações do Banco de Alimentos (BCA), onde ocorreu a entrega simbólica de alimentos doados por agricultores familiares.
Sobre o Pacto Contra a Fome
O Pacto Contra a Fome é uma coalizão suprapartidária e multissetorial que atua para contribuir para a erradicação da fome e do desperdício de alimentos de forma estrutural e permanente. Tendo como missão contribuir para erradicar a fome até 2030 e ter todos os brasileiros bem alimentados até 2040, o Pacto atua sob três pilares: articulação, inteligência estratégica e incentivo.
Saiba mais sobre o Pacto Contra a Fome e cada um dos projetos em www.pactocontrafome.org