A Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião realizou o Encontro de Intercambistas, um evento que celebrou as trocas culturais e o impacto transformador dos programas de intercâmbio realizados pela rede municipal de ensino. A ação ocorreu na última quinta-feira (12), no auditório da SEDUC, no Centro.
O evento reuniu professores, alunos e familiares para relembrar e compartilhar as experiências vividas em intercâmbios que marcaram a história da educação no município nos últimos anos.
Durante o encontro, os participantes compartilharam relatos emocionantes das viagens que começaram em 2018, com o intercâmbio de professores em Fort Lauderdale, Flórida, e se estenderam até 2024, com o mais recente programa em Fivizzano, na Itália. Ao longo dos anos, os alunos e professores da rede municipal tiveram a oportunidade de vivenciar experiências inesquecíveis em países como França, Argentina, Peru e Inglaterra.
Os relatos incluíram aprendizados acadêmicos, vivências culturais e momentos marcantes, como a participação de alunos no FestArt**,** no Peru, e a imersão educacional em Oxford, Inglaterra. Cada experiência foi relembrada pelos representantes, reforçando o papel desses programas na formação de cidadãos globais e no fortalecimento da rede municipal de ensino.
A secretária da Educação, Marta Braz, enfatizou a relevância dos intercâmbios. “Essas experiências demonstram que a educação vai além das salas de aula. É perceptível a mudança na vida de quem participou e de como expandiu seus horizontes sobre tudo.”
Para Amanda Queiroz, ex-aluna da rede e que participou do intercâmbio para os Estados Unidos em 2019, esta é uma ação que precisa continuar. “É um projeto muito importante para a educação de São Sebastião, queríamos que todas as cidades tivessem essa oportunidade para todo mundo e realmente é uma sorte nossa, algo que nós tivemos, e que nós queremos e torcemos para que continue.”
#PraTodosVerem: sequência de fotos do evento com intercambistas no auditório da SEDUC.