O encerramento do encontro contou com a participação da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps), realizou nesta terça (10) e quarta-feira (11), no Hotel Stop Way, o Encontro da Gestão Estadual de Atenção Primária à Saúde. O evento reuniu referências técnicas da APS, superintendentes e gestores das cinco regiões de saúde do Ceará, com o objetivo de realizar o planejamento estratégico das ações para o ano de 2025.
O encerramento do encontro contou com a participação da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho. “Meu sentimento é de muita gratidão a todos e todas que fazem a APS no Ceará. A Atenção Primária à Saúde (APS) é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e precisamos sonhar juntos com a melhoria de todos os serviços que entregamos à população”, destaca a titular da Sesa.
Durante o evento, a secretária ressaltou ainda a importância do projeto “De Braços Abertos”, lançado, em abril deste ano, pelo governador Elmano de Freitas. A iniciativa visa fortalecer a Atenção Primária à Saúde e é desenvolvida pela Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Umane (Associação civil sem fins lucrativos); Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).
“Esse momento é importantíssimo para o melhor alinhamento das ações e fortalecimento de toda a Rede de Atenção à Saúde, além de proporcionar maior interação entre todos que compõem o grupo gestor e técnico”, ressalta a secretária executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde da Sesa, Vaudelice Mota.
Durante o evento, os participantes discutiram ações para o aperfeiçoamento da APS no estado com base em temáticas importantes como educação permanente, monitoramento e avaliação, cenário epidemiológico e organização e logística
Segundo a coordenadora da Atenção Primária à Saúde (Coaps) da Sesa, Thaís Facó, as equipes discutiram ações para o aperfeiçoamento da APS no estado com base em temáticas importantes como educação permanente, monitoramento e avaliação, cenário epidemiológico e organização e logística.
“Durante esses dois dias, avaliamos o desempenho das ações da APS no estado, realizando um diagnóstico e definindo prioridades para 2025, como o aperfeiçoamento das estratégias de educação permanente e o fortalecimento do projeto “De Braços Abertos”, pontua a coordenadora.
A programação do Encontro da Gestão Estadual de Atenção Primária à Saúde contou com a participação dos secretários executivos de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão e de Vigilância em Saúde, Antonio Lima.
O evento da APS contou com a participação dos superintendentes regionais das cinco regiões de saúde do Ceará. Segundo a superintendente da Região de Saúde Norte, Mônica Lima, o encontro é um momento para avaliar tudo que foi construído e que evoluiu ao longo de 2024.
“Temos regiões de saúde bem heterogêneas em se tratando de APS. Em algumas delas, os serviços são prestados com excelência e em outras precisam ser aperfeiçoados. A Região Norte, por exemplo, é referência em educação permanente. Nesse sentido, durante o evento, nós sugerimos ceder nossos técnicos para fortalecer a educação permanente em outras regiões. Essa troca de experiências vai engrandecer muito os serviços para 2025”, ressalta a superintendente.
O Encontro contou com a participação de técnicos e gestores da APS das cinco regiões de saúde do estado