As políticas de atenção à saúde executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) ganharam destaque, nesta quarta-feira (11), durante a abertura da 8ª edição do Seminário Gilson Carvalho, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), no Centro de Convenções do Garden Hotel, em Campina Grande. Com o tema “Discutindo o encerramento da Gestão Municipal Saúde, o Programa Mais Acesso a Especialista (PMAE) e a Saúde Digital”, o evento tem como objetivo debater o planejamento das gestões municipais, as perspectivas de avanços no cuidado integral na atenção especializada e o atual cenário da saúde digital na Paraíba. Marcaram presença representantes da SES, do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entre outros órgãos.
Durante a mesa de abertura, o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, fez uma apresentação das principais políticas de atenção à saúde executadas pela SES, como o Paraíba Contra o Câncer, Vacina Mais Paraíba, Coração Paraibano, Opera Paraíba, SUS Digital, entre outras, e reforçou a importância das parcerias com os órgãos interfederativos, como o Cosems e Conasems, para o fortalecimento da saúde pública na Paraíba.
“Tivemos a oportunidade de mostrar as políticas que estão em atuação dentro do nosso estado, e colocar à disposição das novas gestões todas as nossas equipes técnicas das gerências executivas da Secretaria de Estado da Saúde, para que os novos secretários, sempre que necessário, entrem em contato, alinhem as demandas, e façam a transição da melhor forma possível, garantindo que o SUS continue avançando nos municípios”, destacou.
Em 2024, o Programa Opera Paraíba ampliou as especialidades cirúrgicas atendidas, chegando a realizar 42.515 procedimentos, contemplando pacientes residentes de municípios de todas as regiões do estado. Desde 2020, quando foi criado, o programa já contabiliza mais de 141 mil procedimentos cirúrgicos. Com relação ao Coração Paraibano, em 2024, foram investidos R$ 4 milhões e realizados 19.256 atendimentos, contribuindo para salvar a vida de milhares de paraibanos.
Além disso, neste ano, a Paraíba foi o primeiro estado a atingir 100% de adesão dos municípios ao programa SUS Digital, que tem como objetivo ampliar o acesso da população às ações e serviços de saúde por meio da tecnologia e do cuidado humanizado. “Nesse processo de promoção de políticas públicas e de inovação, o estado tem demonstrado o quanto vem evoluindo para oferecer uma saúde pública de qualidade”, acrescentou o secretário Patrick Almeida.
A presidente do Cosems, Soraya Galdino, ressaltou a importância do Seminário para a transparência e para a qualificação do SUS. “É um ambiente de muito aprendizado, o que só vem a contribuir para a Saúde da Paraíba. Todos os municípios estão finalizando uma gestão e dando início a uma nova etapa, então esse momento de prestação de contas, de discussão do que foi feito e de planejamento para a nova gestão, é muito importante para seguirmos com mais avanços em nossos serviços”, pontuou.
Também participaram do evento o gerente de Planejamento e Gestão da SES, Marcelo Mandu; o presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida; a representante do Ministério da Saúde, Claudia Espínola; e técnicos, gerentes e gestores em saúde de todas as regiões da Paraíba.
A programação seguirá nesta quinta-feira (12). Além de mesas redondas, também acontecerá a última reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Na ocasião, será assinada a Programação da Atenção Especializada em Saúde.