Foi publicado na tarde desta terça-feira (10) o resultado final da etapa de análise documental da seleção para o curso de pós-graduação lato sensu em gestão e produção cultural . Das 370 pessoas que se inscreveram, 295 foram consideradas habilitadas e estão aptas para passar pela análise de mérito, quando serão avaliados portfólio, currículo e experiência de cada um. Ao término do processo, 150 pessoas vão ser matriculadas.
O curso de especialização é organizado gratuitamente pelo Governo do Estado, a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ele terá duração de 18 meses e carga horária de 360 horas. A grade curricular prevê 10 disciplinas e mais a produção de um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Ao término do curso, os egressos sairão com título de especialista na área de produção e gestão cultural reconhecido pelo Ministério da Educação. A pessoa poderá atuar em teatro, televisão, rádio, cinema, órgãos públicos, empresas privadas, entre outros.
A coordenação da pós-graduação informou que, no dia 12 de dezembro, os candidatos que fizeram a autodeclaração racial como pessoas negras receberão as orientações para envio da documentação solicitada pela banca de heteroidentificação. A data prevista no edital é 18 de dezembro, das 9h às 11h.
Quem for selecionado ao término de todo o processo, as aulas vão começar em março do ano que vem e se encerra em 2026. O curso vai acontecer à distância, mas com dois módulos presenciais, que vão acontecer no São João de Campina Grande e no carnaval de João Pessoa.