A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realizou, nesta quarta-feira (11), o Encontro Socioassistencial da Primeira Infância, uma iniciativa estratégica para promover o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
O evento teve início com encontros técnicos, reunindo profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e do Programa Criança Feliz (PCF). O objetivo foi alinhar estratégias de integração e planejamento das ações voltadas à Primeira Infância, considerando suas especificidades. Esses momentos de troca de conhecimentos entre os profissionais são fundamentais para planejar e executar atividades que atendam às necessidades das famílias.
“Essa formação começou com um olhar voltado às particularidades e escutas dos serviços técnicos de assistência, para que, juntos, pudéssemos pensar na garantia dos direitos, na qualidade dos atendimentos e na integração dessas ações para a Primeira Infância e suas famílias”, destacou Tassiana Lima, gerente da Proteção Social Básica.
A partir desta quarta-feira, as atividades passam a envolver diretamente as crianças de zero a seis anos e seus responsáveis. As famílias participam de oficinas práticas, dinâmicas lúdicas e reflexões sobre a importância de uma convivência saudável para o bem-estar infantil e a proteção dos direitos das crianças.
Para Stefane Gouveia, mãe de Iale e Lorrane, o espaço proporcionado pelo encontro é essencial. “É um espaço recreativo perfeito, onde as crianças se divertem em família e criam memórias”, afirmou.