Segurança Segurança Pública
Projeto de lei cria 105 cargos para novos comandos regionais do Corpo de Bombeiros
O objetivo é deixar pronta a estrutura funcional necessária no quadro de servidores para a futura implantação dos 4º e 5º Comandos Regionais, com ...
09/12/2024 20h12
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior mandou para a Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (9) um projeto de lei que cria 105 cargos efetivos no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná - CBMPR. O objetivo é deixar pronta a estrutura funcional necessária no quadro de servidores para a futura implantação dos 4º e 5º Comandos Regionais, com sedes em Maringá e Ponta Grossa, respectivamente.

Desde a criação do CBMPR, com a desvinculação da Polícia Militar, a ideia é ampliar o quantitativo de Comandos Regionais para o desempenho das atribuições essenciais da Corporação. Atualmente há comandos apenas em Curitiba, Cascavel e Londrina. Com as novas unidades, os serviços, principalmente administrativos, serão mais descentralizados.

De acordo com a justificativa do projeto, a iniciativa será primordial para fortalecer o trabalho exercido pelos bombeiros militares e para mitigar riscos e danos à segurança da população, às suas propriedades e ao meio ambiente.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O projeto de lei altera a Lei 21.729, de 6 de novembro de 2023, fixando o efetivo do CBMPR em 5.415 militares estaduais, sendo que os cargos criados serão preenchidos a partir da lei que reestruturou a carreira dos bombeiros militares , facilitando processos de promoção de carreira.