Saúde Mato Grosso do Sul
Capacitação em imunização fortalece vacinação em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul
Iniciativa formou cerca de 30 profissionais que irão atuar nos municípiosA SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com o DSEI (Distrito Sa...
07/12/2024 07h37
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul

Iniciativa formou cerca de 30 profissionais que irão atuar nos municípios

A SES (Secretaria de Estado de Saúde), em parceria com o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena), realizou um curso de capacitação em sala de vacina voltado a profissionais de saúde que atuam na atenção primária de aldeias indígenas. A iniciativa formou 30 profissionais, que agora retornam aos seus municípios para aplicar as práticas adquiridas diretamente nas comunidades onde trabalham.

O curso abordou temas como o calendário vacinal, cuidados com a rede de frio e estratégias de monitoramento das ações de imunização, além de aspectos específicos relacionados à vacinação em áreas indígenas. As atividades foram conduzidas na Escola de Saúde Pública e integram uma cooperação contínua entre a SES e o DSEI, em vigor pelo segundo ano consecutivo.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A ação tem como objetivo contribuir para a melhoria das taxas de cobertura vacinal, com foco em alcançar índices homogêneos e elevar a proteção coletiva entre os povos indígenas do Estado.

"Capacitar os profissionais que atuam nas aldeias indígenas é uma etapa essencial para garantir a qualidade da vacinação e ampliar a cobertura vacinal nessas comunidades. Essa formação permite que eles adotem práticas mais seguras e eficazes, contribuindo diretamente para a saúde das populações indígenas", pontua o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Danúbia Burema, Comunicação SES