Durante o lançamento do Summit Piauí Turismo, que acontece hoje (05) e amanhã (06), no Espaço Interno do Teresina Shopping, o secretário de Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, anunciou que a Secretaria de Estado do Turismo estará presente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, em 2025, ao lado do Sebrae Piauí. O evento, considerado o maior do setor em Portugal, ocorrerá no período de 12 a 16 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
A edição de 2025 da BTL será marcada pelo foco estratégico no aumento da projeção internacional, reforço da notoriedade e atratividade turística, além de fomentar a conexão entre empresas e profissionais do setor. “A participação do Piauí na BTL é um marco importante para consolidarmos a visibilidade internacional dos nossos destinos e atrairmos novos investidores e turistas. Queremos mostrar ao mundo todo o potencial que temos, desde a Serra da Capivara até as praias do litoral piauiense e diversos atrativos pelo Piauí”, afirmou José Neto.
Ainda no Summit, que reúne grandes nomes do turismo nacional e local, foram apresentados painéis e experiências de inovação, marketing e inteligência artificial aplicados ao setor. José Neto destacou que eventos como esse reforçam o papel do Piauí no cenário turístico nacional e internacional. “Essa é uma oportunidade única de posicionar o Piauí como um destino global. Na BTL, queremos mostrar que o estado tem força para atrair turistas e investimentos de todo o mundo, com estratégias inovadoras e foco no desenvolvimento sustentável do setor”, acrescentou Monteiro.
Além disso, o Summit Piauí Turismo enfatizou o uso de novas tecnologias, como realidade aumentada, para promover destinos icônicos do estado, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, o Cânion do Poti e as praias de Barra Grande. A parceria com o Sebrae também foi destacada como essencial para promover o desenvolvimento do turismo local de forma integrada e competitiva.
O Summit Piauí Turismo tem o patrocínio do Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Turismo/Setur e o co-patrocínio do Grupo Claudino; o apoio da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae ); colaboração da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), parceria da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR). A realização é da Radical Produções.