São José do Rio Preto conquistou a medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, após atingir a nota máxima (100 pontos) nos critérios estabelecidos. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira, 5 de dezembro, destacando Rio Preto entre os municípios mais comprometidos com a Educação do país.
Entre os critérios avaliados estão a colaboração entre os entes federativos, a implementação de políticas públicas voltadas para a alfabetização, a formação de professores e gestores, além da distribuição de materiais didáticos adequados para o desenvolvimento das crianças.
"Estamos muito felizes com o resultado", afirmou a secretária municipal de Educação, Fabiana Zanquetta. "Este prêmio é um reconhecimento do trabalho incansável da nossa equipe e da prioridade que temos dado à alfabetização das nossas crianças. Agradeço a todos que contribuíram para que chegássemos até aqui", completou Zanquetta.
A primeira edição do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, que contou com a participação de 4.578 municípios brasileiros, tem como objetivo reconhecer as secretarias municipais e estaduais de Educação que implementam boas práticas na área da alfabetização. O selo é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), desenvolvido pelo MEC.
“Esta iniciativa do MEC visa reconhecer o trabalho das secretarias de Educação com foco na alfabetização das crianças brasileiras. São muitos os desafios, mas a nossa rede tem se dedicado nesse fazer, tanto no âmbito dos profissionais que atuam na SME, quanto no âmbito dos profissionais que estão nas escolas, além do apoio das famílias e demais membros da comunidade escolar”, afirma Deise Cardoso Maciel, Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME).
A conquista de Rio Preto é resultado de um esforço conjunto entre a SME, escolas, professores, gestores e a comunidade. Desde a implementação do programa, a cidade tem se destacado por adotar estratégias inovadoras e eficazes para garantir que todas as crianças aprendam a ler e escrever de maneira adequada e no tempo certo. Para isso, o município investiu na formação contínua dos educadores e na aplicação de métodos pedagógicos que atendem às necessidades específicas da Educação Infantil.
“O selo é uma vitória coletiva. Reflete o trabalho de toda a rede municipal de ensino e, principalmente, a dedicação dos nossos educadores. Estamos com os olhos no futuro das nossas crianças, e isso exige comprometimento e inovação", afirmou o prefeito Edinho Araújo.
Lançado oficialmente em setembro de 2024, o Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização reconhece a implementação de boas práticas em Educação, com foco na alfabetização no 2º ano do Ensino Fundamental, conforme estabelecido pela Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O selo é concedido nas categorias bronze, prata e ouro, sendo a medalha de ouro a mais alta distinção.
A iniciativa busca incentivar políticas públicas de alfabetização que promovam a redução das desigualdades educacionais no Brasil, ao mesmo tempo em que garante que 100% das crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa também se propõe a recompor aprendizagens prejudicadas pela pandemia, especialmente no 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Segundo Leandra Verginia Justo Herrera, responsável pelo Departamento de Ensino da SME e Articuladora Municipal do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização reconhece as ações planejadas e realizadas pelo município nos 5 eixos do Programa: gestão e governança, formação, infraestrutura física e pedagógica, sistema de avaliação e reconhecimento de boas práticas.
"Destaco a parceria de toda rede municipal na implementação dos Cantinhos da leitura nas salas de 1º e 2º anos, nas Avaliações em Rede Municipal, plataforma de leitura Elefante Letrado e a formação continuada para gestores e professores na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Dentre as parcerias os processos formativos do programa Alfabetiza Juntos -SP e o Curso LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil. É uma conquista e valorização do trabalho de todos os supervisores, gestores, professores e equipe técnica pedagógica da SME", acrescenta Leandra Herrera.
A cerimônia de entrega do selo ocorrerá em Brasília (DF) em data a ser definida. Para o MEC, o reconhecimento tem um impacto significativo na busca pela universalização da alfabetização no país. Com a conquista do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, Rio Preto demonstra que a educação é prioridade e que é possível, por meio do trabalho coletivo, conquistar resultados expressivos que transformam a realidade das crianças e suas famílias.