A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou, nesta terça-feira (3), um encontro com 85 nutricionistas das 21 Gerências Regionais de Educação (GREs). O evento, realizado no Auditório Tupperware, em Teresina, segue até quarta-feira (4) e tem como objetivo planejar as ações de alimentação escolar para 2025.
Além de planejar o próximo ano, o evento promoveu o intercâmbio profissional entre nutricionistas de todas as regionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Oficinas e palestras abordaram atualizações técnicas e práticas sobre segurança alimentar e nutricional nas escolas públicas, debatendo melhorias operacionais e políticas para a nutrição de crianças, jovens e adultos.
A programação incluiu ainda uma mesa-redonda sobre o papel dos nutricionistas na alimentação escolar, com a participação de Elaine Carvalho de Morais, representante do PNAE pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFPI (Cecane-UFPI), e Laysse Silva Moraes, nutricionista da 4ª GRE.
Para Josiane Ferraz, nutricionista da 21ª GRE, o evento representa uma oportunidade de aprendizado. “Acompanho seis escolas e é muito importante participar desse tipo de encontro. Espero adquirir conhecimentos para aprimorar meu trabalho com a merenda escolar”, afirmou.
Em 2024, a Seduc realizou uma série de capacitações para fortalecer a gestão da alimentação escolar. Entre elas, os treinamentos para uso da plataforma Cheff Escolar, uma solução tecnológica que auxilia na gestão e no planejamento nutricional das escolas. Mais de 680 profissionais, incluindo nutricionistas, técnicos e gestores, concluíram a formação.
Além disso, 520 merendeiras em 189 escolas da rede estadual participaram de formações realizadas pelas nutricionistas das GRE, com foco nas práticas de manipulação dos alimentos, higienização correta dos alimentos, dentre outras atividades relacionadas à nutrição.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destacou o impacto da atuação dos nutricionistas na qualidade da alimentação dos estudantes. “O trabalho das nutricionistas é fundamental para garantir uma alimentação saudável e balanceada aos nossos estudantes. Participar de formações continuadas como esta é essencial para mantê-las atualizadas sobre as melhores práticas e inovações na área, além de fortalecer o impacto positivo do Programa Nacional de Alimentação Escolar nas escolas da rede estadual”, afirmou.
Nesta quarta-feira (04), o encontro abordará temas como os resultados da compra de alimentos da agricultura familiar em 2024 e as propostas para 2025; qualidade e embalagem dos produtos; execução financeira da alimentação escolar; elaboração de cardápios e o uso do software Chef Escolar para automação do PNAE.