Geral Gurupi - TO
Projeto Vem Ver Gurupi encerra o ano com mais de 3 mil cirurgias realizadas e zera fila de espera para cirurgias oftalmológicas no Município
Por: Josy Rodrigues Donato/ Ascom Saúde Gurupi Fotos: Lino Vargas e Rafael Rafiusk/Secom Gurupi Na última segunda-feira, 02, a Prefeitura de Gurup...
03/12/2024 14h39
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Gurupi - TO
Imagem: Rafael Rafiuski

Por: Josy Rodrigues Donato/ Ascom Saúde Gurupi

Fotos: Lino Vargas e Rafael Rafiusk/Secom Gurupi

Na última segunda-feira, 02, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu a sexta e última edição do Projeto Vem Ver Gurupi, um marco na saúde ocular da população do município. O projeto, iniciado em maio deste ano, alcançou resultados históricos, totalizando mais de 3 mil cirurgias de pterígio e catarata realizadas e mais de 8 mil atendimentos, transformando vidas e zerando a fila de espera por cirurgias oftalmológicas em Gurupi.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

O impacto positivo do projeto é evidente nos relatos emocionantes dos pacientes atendidos. A aposentada Clementina Iuqo Martins compartilhou sua alegria: “Eu não enxergava quase nada desse olho esquerdo, e quando saí da cirurgia já notei minha visão melhor e fiquei tão alegre que me emocionei. Com o passar dos dias e a recuperação, foi clareando ainda mais e vim hoje para fazer do outro olho, agora é que vai ficar bom mesmo”, relatou.

A aposentada Bemvinda Tavares Mota, de 72 anos, também expressou sua gratidão pelo Vem Ver Gurupi enquanto aguardava para realizar a segunda cirurgia. “Isso aqui é uma bênção para nós idosos que estão com a visão ruim. Estou me sentindo tão bem, e que Deus abençoe a Josi (prefeita) e toda a sua equipe por esse trabalho tão bonito”, declarou a aposentada.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A Secretária de Saúde, Luana Nunes, destacou o esforço conjunto para o sucesso do projeto e agradeceu à população e aos servidores. “Foram seis etapas este ano, e nossos servidores se dedicaram muito, junto aos profissionais do Instituto Idesp, responsável pela execução do projeto. Nosso coração é só gratidão a cada servidor e também à população que confiou no nosso trabalho. Muito obrigada de coração.”

Para Maria Auxiliadora Paixão, diretora de Proteção e Vigilância à Saúde e Atenção Básica, o trabalho coletivo que tornou o projeto possível. “Cada um de nós teve um papel importante na concretização do projeto. Foram várias mãos construindo, com um objetivo, um projeto que na sua essência tem o SUS, com todos os seus elementos. E podemos dizer que até hoje

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

é o maior do Estado nesses procedimentos. As equipes, em todas as etapas, foram show, dando o seu melhor. Agradecimentos à nossa secretária Luana e à nossa prefeita Josi Nunes”, pontuou Auxiliadora.

A Secretaria de Saúde já se prepara para dar continuidade ao programa no próximo ano. “ Já temos recursos para dar continuidade ao projeto e beneficiar mais pessoas”, concluiu a Secretária de Saúde.