A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão promoveu, nesta sexta-feira (29), a Roda de Conversa "Saúde Integral dos Homens Gays e Trans". A ação, integrou a programação do Novembro Azul, ampliando o debate sobre saúde masculina, com foco no cuidado integral e no acesso qualificado aos serviços de saúde para homens gays e trans. O diálogo ocorreu no auditório da Casa do Tambor de Crioula, em São Luís.
"O Novembro Azul esse ano teve uma programação diversa para que a gente pudesse alcançar o maior número de homens, levando em consideração todas as suas especificidades e principalmente trabalhando no que diz respeito à diversidade dessa população no estado do Maranhão. Precisamos entender as dificuldades de acesso e garantir que nossos serviços estejam preparados para acolher essa população com respeito e qualidade", pontuou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.
Homem trans e estudante universitário, Leonardo Estela Ferreira, de 23 anos, participou da roda de conversa. "Me preocupo muito com minha saúde. Faço acompanhamento no Ambulatório Trans do Sabrina Drummond, na Policlínica do Cohatrac, onde sou atendido por uma equipe multidisciplinar. É fundamental ter esse suporte”, contou.
O técnico de referência da saúde integral da população LGBTQIA+ da SES, Ayrton Ferreira, destacou a importância fortalecimento do diálogo. "Estamos criando uma agenda que leva em conta as necessidades específicas de homens gays e trans. O governo está comprometido em implementar essas políticas, começando pela escuta qualificada e ampliando para os municípios", explicou.
A roda de Conversa "Saúde Integral dos Homens Gays e Trans" abordou temas, como: saúde sexual e reprodutiva de homens gays e homens trans; a "Política da Saúde Integral do Homem Maranhense" com a necessidade de ampliar o foco do Novembro Azul e o "Acesso e Acolhimento de Homens Gays e Trans” na rede de saúde.
Também participou do diálogo a coordenadora estadual do Núcleo Estadual da Promoção da Equidade em Saúde, Ana Luísa Borges.