Nesta sexta-feira (29), o programa CapacitIA, iniciativa pioneira do Governo do Piauí para incorporar inteligência artificial (IA) no serviço público, encerrou a primeira etapa de treinamentos com os servidores da Secretaria de Administração (Sead). A formação, que teve início na segunda-feira (25), foi realizada no Hub de Inovação da Investe Piauí. A iniciativa foi realizada com a parceria entre Secretaria de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação (SIA), Sead, por meio da Escola de Governo (Egepi), e Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), marcando mais um passo na modernização da gestão estadual.
De acordo com Fabbio Borges, diretor de Desenvolvimento de IA da SIA, esta fase foi voltada para servidores de nível tático – diretores e gerentes da Sead. “Cada superintendente selecionou seis integrantes de sua equipe para participar dessa capacitação. Durante esta semana, eles tiveram a oportunidade de aprender como aplicar ferramentas de IA em suas rotinas de trabalho, para otimizar processos e aumentar a produtividade”, explicou.
CapacitIA: uma política de Estado
Cristiano Vargas, diretor-presidente do PIT, destacou a importância estratégica do CapacitIA para o Governo do Estado. “CapacitIA é uma verdadeira política de Estado, reunindo a Secretaria de Inteligência Artificial, o PIT e a Secretaria da Administração, por meio da Escola de Governo. Esses três setores se unem para realizar uma verdadeira capacitação em massa dos principais gestores e lideranças do governo do Estado.”, declarou.
Carlos Alberto Moura, diretor da Escola de Governo, também ressaltou o impacto do programa. “A Secretaria da Administração teve a primeira turma e, por ser uma secretaria meio, isso tem um impacto significativo nas operações e estratégias de diversas áreas. O CapacitIA está focado em promover a inovação e a eficiência por meio do uso de tecnologias avançadas e inteligência artificial, alinhando-se às necessidades do governo e da sociedade”, afirmou.
Primeira turma avalia impacto do CapacitIA
Cerca de 30 servidores participaram da primeira turma e avaliaram positivamente o impacto da capacitação. Helldanio Barros, gerente de inovação da Sead, destacou as ferramentas apresentadas durante o curso. "O curso do CapacitIA foi excelente! Ele mostrou diversas ferramentas que utilizam inteligência artificial para otimizar, principalmente, o nosso tempo. O impacto principal é exatamente a otimização do tempo com a geração dessas ferramentas que ajudam no dia a dia, especialmente na produção e análise de documentos", avaliou.
Helldanio também mencionou algumas novidades apresentadas. "Pessoalmente, tive acesso a algumas ferramentas, como o Google Studio, que considero uma 'Ferrari' de ferramentas. Com ele, você pode configurar um assistente mais detalhado. Foi novidade para mim, e certamente vou explorar e me aprofundar mais nesse recurso. Além disso, tivemos contato com o site da Secretaria de Inteligência Artificial, onde eles disponibilizam links e downloads de várias ferramentas. Isso facilitou o acesso e ampliou muito o repertório de quem participou", diz.
CapacitIA seguirá formando líderes em IA até abril
Segundo Fabbio Borges, os resultados dessa primeira etapa foram extremamente positivos. “Os participantes demonstraram grande interesse em aplicar as ferramentas de inteligência artificial apresentadas, e já vemos um impacto direto na forma como eles pretendem otimizar suas rotinas de trabalho. Nas próximas semanas, daremos continuidade ao programa com gestores de outras secretarias, como a Secretaria de Governo (Segov) e a Coordenadoria de Comunicação (CCom). Nosso objetivo é qualificar servidores de todos os órgãos estaduais até abril, promovendo uma transformação digital ampla e alinhada às necessidades do Governo do Piauí”, adiantou.
O CapacitIA foi promovido pela SIA, em parceria com a Sead, a Escola de Governo do Piauí (Egepi) e o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT). Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo do Piauí com a transformação digital e a qualificação dos profissionais que estão na linha de frente da administração pública.