Com o propósito de reforçar a integração entre lideranças comunitária e promover o fortalecimento da defesa social e do bem-estar da comunidade, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Defesa Social (Codes), realizou na manhã desta sexta-feira (29) o Seminário Regional dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). O evento ocorreu das 8h30 às 12h, no Auditório do Centro de Convivência do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), e contou com a presença do secretário da SSPDS, Roberto Sá, além de outras autoridades. A programação foi destinada a membros dos CCDS e convidados.
A programação teve início às 8h30 com um coffee break, seguido pela apresentação do grupo musical da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A solenidade de abertura incluiu o hino nacional e falas de autoridades, como o secretário da SSPDS, Roberto Sá, e o coordenador da Codes, capitão J. Fernandes.
O secretário Roberto Sá, em seu discurso, ressaltou a influência transformadora dos líderes comunitários na vida dos jovens e destacou a força feminina na luta por mudanças sociais. “Durante muitos anos, usei transporte público e me sentia sobrecarregado carregando bolsas ou objetos. Mas sempre me impressionei ao observar mulheres equilibrando uma criança no colo, bolsas de compras, pertences pessoais, e ainda assim mantendo elegância, determinação e capacidade de proteção. Vocês possuem um dom especial de enfrentar desafios e, ao mesmo tempo, cuidar da família, da comunidade e do patrimônio, sempre de cabeça erguida”.
“Lembro da minha infância, quando via as mulheres enfrentando enormes dificuldades, mas nunca desistindo de estar presentes e de lutar pelo que acreditavam. Quero expressar minha profunda gratidão a todos vocês, homens e mulheres, por acreditarem nesse projeto e por participarem ativamente dos Conselhos Comunitários de Defesa Social”, destacou.
Ainda na sua fala, o titular da SSPDS, enfatizou a importância do trabalho em parceria das comunidades com as Forças de Segurança do Ceará: “Saibam que minha admiração por vocês cresce a cada dia, principalmente pela coragem de continuarem firmes nessa parceria com nossas instituições. Quero reforçar: estamos juntos nessa caminhada. Vamos fortalecer essa relação e enfrentar qualquer obstáculo”.
O capitão J. Fernandes abriu o evento agradecendo a presença de mais de 300 membros dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS), ressaltando a importância do papel do líder comunitário na busca por melhorias e pela promoção da paz nas comunidades.
“Os conselheiros comunitários são todos voluntários e realizam um trabalho de extrema relevância. Eles atuam na participação ativa e na prevenção de violências por meio de ações voltadas à assistência social, ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, e ao acesso a políticas públicas. Trabalham para criar oportunidades de emprego, renda e educação, contribuindo diretamente para a construção de uma sociedade mais pacífica, justa e solidária, livre de qualquer violação de direitos”.
“Além disso, os conselheiros colaboram diretamente com as autoridades do sistema de segurança pública, estabelecendo parcerias essenciais no âmbito da defesa social. Eles estão próximos da comunidade, ajudando na identificação de demandas sociais e na construção de soluções que promovam o bem-estar coletivo”, ressaltou o coordenador da Codes/SSPDS.
O seminário incluiu ações voltadas ao fortalecimento da defesa social e ao bem-estar da comunidade. Entre as atividades, destacaram-se a prestação de serviços, como emissão de documentos no Caminhão do Cidadão, atendimentos de saúde (aferição de pressão, testes de glicemia e massoterapia), além de manicure, pedicure e cabeleireiro. Uma unidade móvel de Políticas sobre Drogas, da Secretaria da Proteção Social (SPS), também estava disponível.
A líder comunitária do CCDS do Crato, Francisca Alves, enfatizou a importância do evento e sobre o papel transformador dos líderes comunitários em sua fala: “Estou aqui porque acredito que podemos melhorar a vida de muitas pessoas, especialmente no que diz respeito à fome, às dificuldades enfrentadas pelas famílias quando muitos não têm o que comer. Nosso trabalho é integrar as forças de segurança com a comunidade, mostrando que a polícia não é apenas para prender, mas também para acolher e ajudar. Acredito que, com ações como essa, conseguimos abrir o coração dos cidadãos e promover uma segurança mais humana e solidária”.
No âmbito cultural e educativo, foram realizadas apresentações artísticas e uma palestra com a capitã da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Dayane Teixeira, comandante da 3ª Companhia do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). O tema da palestra foi “A Importância dos Conselhos Comunitários de Defesa Social e a Relação com o Policiamento de Proximidade”.
O evento foi encerrado com a apresentação musical do tenor Ricardo Máximo, coroando uma manhã de aprendizado, serviços e integração comunitária.
Os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDSs) são coordenados pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) e são formados pelos mais diversos segmentos representativos das comunidades, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro e contribuir nas tomadas de decisões pela SSPDS.
Os CCDSs visam estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública, preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de segurança disponibilizados, permitir à população participar, fiscalizar, reivindicar e oferecer sugestões aos diversos órgãos de segurança pública e desenvolver a confiança da população.