Na manhã desta sexta-feira (29), as Terras Indígenas do Rio Silveira receberam a última pré-conferência do Meio Ambiente em uma cerimônia conduzida pelo cacique Adolfo Wera Mirim.
A pré-conferência das Terras Indígenas começou as 9h e foi a única realizada durante o período diurno. Além das discussões de âmbito municipal e estadual, foram priorizados os debates voltados para os problemas enfrentados pelos indígenas, como saneamento, preservação da floresta e consumo de água.
O cacique Adolfo aproveitou o momento para realizar um apelo pela proteção das terras indígenas. “E hoje, essa mudança climática que estamos vivendo, não foi o povo originário que provocou. Nós precisamos de ajuda para proteger nossa vida, nossas florestas que só sobrou um pedacinho”.
Conferência Municipal do Meio Ambiente
A Conferência Municipal do Meio Ambiente de São Sebastião ocorre no domingo (1º/12), no auditório Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, Costa Norte, das 8h às 20h. A Conferência é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
Durante a conferência municipal, os participantes poderão apresentar propostas contra os efeitos causadores da emergência climática para os cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: mitigação; adaptação e preparação para desastres; justiça climática; transformação ecológica; e governança e educação ambiental.
Qualquer brasileiro ou brasileira maior de 16 anos pode participar da conferência e votar nos (as) delegados (as). Poderão ser levantadas até dez propostas por município, sendo duas para cada um dos eixos temáticos.
‘Cidadania em Movimento’
Além da pré-conferência, a Terra Indígena do Rio Silveira também recebeu o evento ‘Cidadania em Movimento’, com o objetivo de fomentar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida dos moradores do local, por meio da oferta de serviços gratuitos de documentação, saúde, beleza e lazer.
Além disso, foram oferecidos exames de aferição de pressão arterial, vacinação, teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, atendimento para os pets da aldeia, doação de roupas e exibição do curta metragem – Benzô, que retrata a história do benzimento.
#PraTodosVerem: Imagens da pré-conferência nas Terras Indígenas do Rio Silveira. Fim da descrição.