Agropecuária Agropecuária
Divulgado os vencedores do 2º Concurso Regional de Qualidade dos Cafés do Cerrado
Disputa é promovida pela Emater e o Sicoob Cediara
29/11/2024 21h41
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais

O cafeicultor Marcelo Assis Nogueira, do município de Campos Altos, foi o Grande Campeão do 2º Concurso Regional de Qualidade dos Cafés do Cerrado. O café produzido por ele, que também venceu a categoria Café Cereja Descascado, recebeu a maior nota geral. Os vencedores do concurso, promovido pela Emater e o Sicoob Cediara, foram anunciados nesta sexta-feira (29/11), em solenidade realizada no município de Araxá.

Flávio Marcio Ferreira da Silva, também de Campos Altos, venceu a categoria Café Natural. A produtora destaque em Sustentabilidade foi a cafeicultora, Maria Abadia Guimarães Borges Santos, do Município de Ibiá.

“O concurso destaca o potencial da nossa região na produção de cafés especiais. Com alta pontuação, os grãos refletem a dedicação dos produtores e o suporte técnico da Emater-MG, que tem contribuído para o aprimoramento das práticas agrícolas e a valorização do café local. O resultado oficial será anunciado no dia 29 de novembro, em Araxá, momento em que celebraremos a excelência da cafeicultura regional”, afirma o gerente regional da Emater-MG em Uberaba, Diego Resende.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Disputa

Participam do concurso cafeicultores dos municípios de Araxá, Sacramento, Tapira, Perdizes, Ibiá, Pratinha e Campos Altos. Ao todo foram inscritas 35 amostras de café arábica produzidas em 2024, que concorreram nas categorias Natural e Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. A iniciativa busca estimular a melhoria da qualidade de vida do cafeicultor, através da agregação de valor, da promoção e do consumo de cafés de qualidade, gerando renda e prosperidade por meio da produção sustentável.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A comissão de jurados, formada por oito integrantes, avaliou os grãos a partir de aspectos físicos e sensoriais, como, por exemplo, umidade, cor, sabor e acidez. Após duas etapas foram classificadas 18 amostras, que obtiveram nota superior a 85 pontos de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA).

Desse total, sete pertencem a propriedades inseridas no programa estadual Certifica Minas Café, que orienta os produtores na adequação às boas práticas agrícolas em todas as fases da produção, atendendo normas reconhecidas internacionalmente.

Continua após a publicidade
google.com, pub-9319522921342289, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria, com prêmio em dia no valor de até R$ 1.750,00 e uma cesta de produtos do Sicoob Crediara. O concurso teve o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e da prefeitura de Araxá.

Vencedores

Categoria Café Natural

1º Flávio Marcio Ferreira da Silva - Município de Campos Altos

2º Ciro Sousa Alvarenga - Município de Pratinha

3º José Severino de Paula Neto - Município de Araxá

Café Cereja Descascado

1º Marcelo Assis Nogueira - Município de Campos Altos

2º Maria Clara Sant Anna de Carvalho - Município de Campos Altos

3º Édson Luiz Ignácio - Município de Tapira

Grande Campeão

Marcelo Assis Nogueira - Município de Campos Altos

Produtora destaque na cafeicultura - Sustentabilidade

Maria Abadia Guimarães Borges Santos - Município de Ibiá