Geral Maranhão
Setur-MA e Sebrae fecham ciclo de visitas para incentivo do artesanato em municípios maranhenses
As ações foram realizadas no fim deste mês com incremento no número de cadastros no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro.
29/11/2024 21h27
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O artesão que se formaliza tem mais credibilidade no mercado. Entre os dias 25 e 27 de novembro, os municípios de Santa Inês, Pindaré Mirim, Viana e Matinha receberam uma série de ações para valorizar o artesanato e o turismo no Maranhão. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) em parceria com o Sebrae/MA, incluiu a emissão da Carteira Nacional do Artesão e uma palestra sobre a base conceitual da atividade artesanal.

“O objetivo do Governo do Estado é garantir que mais artesãos tenham acesso às políticas públicas que os beneficiem, como linhas de crédito, participação em feiras e eventos e reconhecimento profissional. A Carteira do Artesão é mais do que um documento, é uma ferramenta de valorização e inclusão,” destacou a a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Durante o evento, a coordenação estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) realizou 27 cadastros no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB): oito em Santa Inês, sete em Viana e doze em Matinha. Antes disso, Viana e Matinha não possuíam nenhum artesão registrado no sistema e os novos cadastrados serão os pioneiros nesses municípios.

De acordo com coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Liliane Castro, a iniciativa trouxe avanços significativos. “Nossa ida foi muito positiva, especialmente em Viana e Matinha, onde não havia nenhum cadastro no sistema. Esses artesãos pioneiros, com certeza, despertarão o interesse de outros artesãos em buscar a formalização. Identificamos também um grande potencial no trabalho artesanal, principalmente em Matinha, com técnicas belíssimas e tradições preservadas que precisam ser valorizadas,” destacou Liliane.

Um dos talentos encontrados foi o artesão Carlos Jean Mota Pinto, de Santa Inês, que trabalha com artesanato em cocos, sementes, conchas e madeira há mais de 20 anos no Polo Campos e Lagos Floridos. Mesmo com anos de experiência, ele ainda não havia conseguido se formalizar como artesão e comemorou a oportunidade oferecida pela ação.

“Durante todos esses anos, fui me aprimorando, mas não consegui tirar minha carteira em outras épocas. Agora, graças a Deus, a Setur-MA e o Sebrae estão aqui e eu consegui minha carteira de identidade como artesão,” celebrou Jean.

A artesã Genilda Monteiro Soares, de Bela Vista do Maranhão (MA), relatou a importância da ação para a trajetória profissional. Trabalhando há mais de 20 anos com crochê, macramê, bordados e tricô, Genilda encontrou na natureza da própria cidade inspiração para criar peças únicas e criativas.

“Achei a ação muito interessante para que nós, artesãos, possamos adquirir mais conhecimento e nos valorizarmos. É uma oportunidade de mostrar nossos trabalhos para outras feiras, em outros estados e levar a cultura do Maranhão para fora. Ser cadastrada é também ser reconhecida como profissional,” afirmou a artesã, que também atua como instrutora de artesanato desde 2011.

A parceria entre a Setur-MA e o Sebrae/MA reflete o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e cultural do estado. Com a emissão da Carteira Nacional do Artesão, os profissionais têm acesso a benefícios exclusivos, consolidando o artesanato como um dos pilares do turismo regional.

A Carteira Nacional do Artesão legitima a atuação no mercado formal e dá acesso a benefícios como participação em feiras e programas governamentais. A Setur-MA e o Sebrae/MA reforçam seu compromisso em apoiar os artesãos e impulsionar o turismo, consolidando o artesanato como parte essencial do patrimônio cultural maranhense.