Desde o dia 28, até o dia 30 de novembro, o Procon Móvel está em Alcântara oferecendo aos moradores diversos serviços gratuitos de cidadania. A ação, que integra o Projeto Viva Alcântara, disponibiliza no município maranhense serviços como emissão de RG, CPF, Carteira de Trabalho Digital, Cartão do SUS, além de orientações sobre direitos do consumidor e outros atendimentos do Procon. O atendimento está sendo realizado no prédio da Prefeitura Municipal de Alcântara, no centro da cidade, como parte de uma iniciativa que busca aproximar o poder público da população e garantir acesso a direitos essenciais.
“A ação do Procon Móvel em Alcântara oferece à população local a oportunidade de acessar serviços essenciais de cidadania e direitos do consumidor de forma gratuita e prática. Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Maranhão em oferecer serviços públicos de qualidade, próximos de quem mais precisa, e contribuir para o fortalecimento da cidadania em todo o estado”, declarou a presidente do Procon/MA, Karen Barros.
Josivânia Gonçalves aproveitou a ação para garantir a emissão de RG para sua filha, um dos serviços oferecido pelo Procon Móvel. “Essa ação traz um comodismo maior pra gente, porque a gente até tem esses atendimentos por aqui, mas não com essa facilidade. Alguns documentos, por mais baratos que sejam, é um dinheiro que faz falta pra nós, mães que têm dois, três, quatro filhos. Com essa ação, a gente acaba economizando bastante, eu fico muito grata”, disse a autônoma.
Projeto Viva Alcântara
O Projeto Viva Alcântara é uma ação integrada por mais de 20 secretarias e órgãos estaduais, que estão levando ao município serviços de saúde, qualificação profissional, assistência social e ações culturais. Durante os dias de evento, a população pode participar de atendimentos jurídicos, oficinas, minicursos e palestras, além de ter acesso a outros serviços fundamentais para o exercício da cidadania.
Para promover o acesso a direitos e o bem-estar da comunidade local, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Maranhão em levar serviços essenciais para cidades do interior do estado, como parte de um esforço para garantir a inclusão social e o desenvolvimento de todos os maranhenses.