O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), intensificou as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata durante o Novembro Azul. Nesta sexta-feira (29), pacientes realizaram consultas, exames especializados e participaram de palestra sobre a saúde do homem, na Policlínica de São José de Ribamar.
A diretora assistencial da Policlínica, Carolina Darly, destacou a importância do rastreamento contínuo. "A saúde do homem vai além de novembro. Nossa equipe identificou alterações em exames de 22 pacientes, que agora estão recebendo acompanhamento específico para evitar complicações futuras", explicou Carolina.
Dos 50 pacientes triados previamente e atendidos na ação, 22 apresentaram alterações nos exames de PSA e urofluxometria, sendo encaminhados para consultas detalhadas e, quando necessário, para tratamentos mais específicos, como cirurgia ou acompanhamento medicamentoso. A triagem inicial priorizou homens acima dos 45 anos.
Três consultórios foram destinados ao atendimento especializado, sendo dois para consultas com o urologista e outro para a realização de exames complementares, como, PSA biopsia, urofluxometria, eletrocoagulação e peniscopia. Esses serviços foram oferecidos tanto para novos pacientes quanto para aqueles rastreados anteriormente.
O urologista Amarildo Nobre Monteiro ressaltou a necessidade do diagnóstico precoce. “A campanha Novembro Azul é um momento importante para chamar a atenção para a saúde masculina, mas os cuidados devem ser praticados durante todo o ano. Além do câncer de próstata, outras doenças como hipertensão, diabetes, alcoolismo e depressão também exigem atenção e acompanhamento médico regular. O câncer de próstata é assintomático no início. Detectado precocemente, as chances de cura chegam a 95%. O rastreamento regular pode salvar vidas", destacou o médico.
Com o tema da campanha Novembro Azul “Se Liga! Prevenção é o Ano Todo”, a palestra reforçou a importância da prevenção contínua, especialmente no rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras condições que afetam a saúde masculina.
Antônio de Jesus Campos, de 58 anos, destacou o valor da prevenção. "Todo ano faço exames de rotina porque é um dever. Nós, homens com mais de 40 anos, precisamos cuidar da saúde", enfatizou.
Participante da ação, Sérgio Castro Oliveira, de 53 anos, elogiou a iniciativa. "Essas ações ajudam muitas pessoas. É fundamental ter esse tipo de cuidado acessível",