Por: Paulo Albuquerque – Secom Gurupi
Nesta sexta-feira, 29, aconteceu na Prefeitura de Gurupi uma reunião coordenada pelo secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Wilson de Souza, e contou com a presença de representantes de diversos segmentos envolvidos no processo de desenvolvimento industrial do Município.
Compareceram o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Carlos; o coordenador de equipes de campo da Energisa, Áureo Rodrigues; a gerente regional e o gestor de políticas públicas do Sebrae, Paula Alencar e Thiago Milhomem; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Gurupi, Raimundo Bonfim; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi, Elizeu Araújo; o gerente administrativo do Sicredi, Ray Lima Rocha; a gerente do Sesi, Ilana Farias; e a coordenadora de saúde do Senac, Luana Gama.
Durante a reunião, diversas sugestões foram propostas, incluindo a criação de um grupo de trabalho coordenado pela secretaria do Desenvolvimento e Meio Ambiente para acelerar os processos de deliberação em assuntos de interesse dos empresários.
Foi discutida também a necessidade de compilar informações sobre os recursos disponíveis no município para atrair e acolher novos empreendedores no PAIG, com instituições prestando suporte através de serviços especializados.
Outro ponto destacado foi a importância de entender as necessidades de capacitação do mercado antes de oferecer treinamentos. Outra sugestão foi a criação de um portfólio com um passo a passo para ser divulgado aos empresários, destacando que o Sistema S está preparado para fornecer a capacitação necessária, desde que a organização dos esforços ocorra de maneira eficaz.
Além disso, foi mencionada a importância de ferramentas de BI (Business Intelligence) para auxiliar tanto os novos empresários interessados em se estabelecer em Gurupi quanto os que já estão instalados no Parque.
A prefeita Josi Nunes, não participou da reunião em razão de agenda fora da cidade, no entanto reforçou o compromisso da gestão com o crescimento do município e destacou a importância de iniciativas integradas para atrair investimentos. “Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para que empresários se sintam acolhidos e encontrem em Gurupi as condições necessárias para prosperar. Com união e planejamento, vamos potencializar o desenvolvimento industrial e gerar mais oportunidades para nossa população”, afirmou.
Recadastramento
A secretaria do Desenvolvimento de Meio Ambiente, já há algumas semanas, vem recadastrando as áreas do PAIG. Segundo o secretário Wilson de Souza, a intenção desta ação é identificar com precisão todos os empreendimentos instalados, as condições em que operam e as áreas/lotes disponíveis para futuros empreendimentos.