Geral Legislativo - MS
Deputado Hashioka homenageia advogada com troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva
Durante a sessão solene de entrega do Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva, realizado na noite de quinta-feira, 28, na Assembl...
29/11/2024 10h57
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS

Durante a sessão solene de entrega do Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva, realizado na noite de quinta-feira, 28, na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) agraciou a advogada Rayana Benedita da Cruz Furquim. O evento teve o objetivo de homenagear pessoas que contribuem para o combate ao racismo e a valorização da cultura negra.

Para Hashioka, destacar o trabalho da homenageada é uma forma de reconhecer e valorizar seu papel na luta contra o preconceito. “Reconhecer e combater o racismo é essencial para criar uma sociedade mais justa e inclusiva para todos, buscando igualdade e garantindo seus espaços na sociedade”, ressaltou o deputado, que foi representado, no evento, pelo seu chefe de gabinete, Lusival Pereira dos Santos.

A honraria foi instituída pela Resolução 36/2009, por iniciativa do deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023. Por proposição da deputada Gleice Jane (PT), o nome “Tia Eva” passou a constar na homenagem por meio da Resolução 108/2024. A comenda é concedida em homenagem as pessoas físicas ou jurídicas, como instituições públicas, organizações não-governamentais, universidades ou outros, que tenham efetiva atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Estado de Mato Grosso do Sul.

Continua após a publicidade

Currículo da homenageada – Bacharel em Direito pela Universidade Anhanguera-Uniderp, pós-graduanda em História e Cultura Afro-Brasileira e em Gestão em Serviços Sociais e Políticas Públicas pelo Instituto Nacional de Ensino (INE), Rayana Benedita da Cruz Furquim é membro da Associação Nacional dos Advogados Negros (Anan) e do Clã da Negritude, os quais orientam e patrocinam processos judiciais às pessoas vítimas do crime de racismo e discriminação racial. Exerce a função de assessora-chefe na Prefeitura Municipal de Campo Grande e é palestrante e mediadora da Anan.