A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) , divulgou na quinta-feira (28/11), os resultados da chamada nº 12/2024 - Fortalecimento e Consolidação da Pesquisa na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) . O edital contemplou 24 projetos que atingiram o limite dos recursos alocados para financiamento desta chamada, sendo R$ 25.724.929,30.
A chamada foi a primeira em atendimento à Lei Estadual 24.821/2024. A medida, sancionada pelo Governo de Minas Gerais em 14/6/2024, garante que 8% dos recursos destinados, constitucionalmente, para as pesquisas financiadas pela Fapemig - mínimo de 1%, da receita corrente ordinária do Estado - sejam destinados para a pesquisa agropecuária.
As propostas aprovadas abrangem diferentes temas nas áreas de agroecologia, hortaliças, leite e queijos, bovinos, café, olivicultura, produção de grãos, integração lavoura, pecuária e floresta, fruticultura e vitivinicultura. Os projetos contemplados aguardam homologação e disponibilização de recursos.
O diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, destacou a quantidade de inscrições.
“Tivemos uma grande mobilização dos pesquisadores para esta chamada, com a inscrição de 80 propostas”, informa.
Trazilbo também falou sobre o fato de 42 propostas não selecionadas terem sido classificadas como Prioridade 2.
“Isso atesta a qualidade dos trabalhos. São projetos relevantes e bem estruturados, que não foram aprovados em função da alta demanda qualificada e que poderão ser enquadrados nos próximos editais”, finaliza.
A relação completa das propostas pode ser consultada aqui .