A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Professor Raul Córdula, localizada em João Pessoa, promoveu nesta quinta-feira (28), o I Congresso Técnico em Análises Clínicas e Biotecnologia. O evento contou com 80 participantes entre professores e estudantes, e discentes convidados de Universidades públicas e privadas.
A iniciativa teve o intuito de trazer a vivência do meio acadêmico do ensino superior para uma escola técnica, para incorporar essa rotina da parte científica, além do aprofundamento na área de biotecnologia na parte estética e da saúde.
Durante a programação, os estudantes puderam trocar experiências em estágios promovidos pelo programa do Governo da Paraíba, Primeira Chance, em empresas e instituições como a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).
Jeferson Arent, do 3º ano do curso de Análises Clínicas é um dos estudantes que está estagiando na Empaer, explicou durante o Congresso sobre o que está aprendendo no trabalho associado ao curso técnico.
“Passamos por um período de adaptação bem difícil no início, mas fomos compreendendo como funciona. Estou na produção de polpa de fruta onde aprendemos todo o processo de produção para que tudo seja feito no tempo certo e na temperatura para não haver contaminação. Pretendo fazer o curso superior de Nutrição e esse estágio está sendo uma porta de entrada. Será muito bom para meu currículo o estágio e também desse primeiro Congresso da escola”, detalhou o estudante.
Ainda durante a manhã teve a palestra do mestre em Biotecnologia, Sandro Aureliano, que falou sobre a biotecnologia na área da saúde e também da estética.
“Na palestra abordamos um pouco sobre o diagnóstico precoce de algumas patologias que envolvem técnicas biotecnológicas, sobre vacina, tecnologia de vacina, o que a gente tem de promissor dentro da tecnologia, dentro da biotecnologia. Conversamos um pouco também sobre a biotecnologia no universo da estética, com exemplos de produtos cosméticos que fazem uso da biotecnologia”, detalhou.
A programação se estendeu pelo período da tarde, onde os estudantes puderam participar de Workshops sobre a Interpretação de Exames Laboratoriais com o professor Raniery Correia. No laboratório também foi ministrado o workshop sobre Tipagem direta e reversa, e prova de compatibilidade, com o professor Fábio Cabral.
Na sala de Robótica foi ministrado sobre microbiologia, identificação de colônias de bactérias gram positivas e gram negativas em cultura, com a biomédica Thamires Nery.
“O Congresso é para isso para que o estudante de Análises Clínicas tenha a vivência do profissional da área. Queremos tornar nossa escola referência no ensino técnico e um dos objetivos é voltar o curso de análises clínicas para a comunidade quanto para a comunidade escolar em si. Estamos vendo aos pouquinhos essas ações dando resultado. Os estudantes tiveram contato com profissionais da área de Análises Clínicas e Biotecnologia, o que é muito importante durante esse processo de aprendizagem”, frisou o gestor ECIT Professor Raul Córdula , Igor Machado.